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Inflação lidera pauta da mídia dos EUA antes da eleição presidencial de novembro

© AP Photo / Andrew HarnikA bandeira norte-americana tremula do lado de fora do Departamento de Justiça em Washington, 22 de março de 2019
A bandeira norte-americana tremula do lado de fora do Departamento de Justiça em Washington, 22 de março de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2024
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A mídia dos EUA está mais interessada na inflação e uma possível recessão antes da eleição presidencial. Junto ao problema, a questão dos migrantes e direitos ao aborto — enquanto as restrições à interrupção da gravidez estão sendo cobertas cada vez mais frequentemente neste ano — são os principais temas abordados, segundo cálculos da Sputnik.
A inflação e os problemas na economia foram mencionados na mídia quase 37.000 vezes antes de agosto deste ano. Em anos eleitorais anteriores, este tópico também interessou mais à mídia dos EUA do que outros: foi coberto quase 25.000 vezes em 2016 e 19.500 em 2020.
Os próximos problemas mais mencionados são os direitos ao aborto (mais de 3.000 neste ano) e a situação com migrantes e problemas na fronteira (mais de 2.900). No ano eleitoral anterior de 2020, esses tópicos foram mencionados apenas algumas centenas de vezes.
A mídia dos EUA relatou o problema da dívida externa cerca de 1.200 vezes neste ano, menos frequentemente do que em 2016 e 2012 (cerca de 1.500 e 2.800, respectivamente). Cerca de 2.000 matérias na mídia neste ano cobriram os problemas das mudanças climáticas.
O problema da dívida externa foi mais ativamente coberto em 2012, com cerca de 2.800 menções, e em 2020 o número foi quase quatro vezes menor. O tópico do aborto é mais agudo nas publicações da mídia neste ano: por exemplo, em 2020 foram computadas 642 publicações sobre ele, 885 em 2016 e 40 em 2012. O motivo é provavelmente a decisão da Suprema Corte dos EUA, que abandonou a abordagem que estava em vigor desde 1973 de que o direito ao aborto é previsto pela Constituição.
O problema dos imigrantes indocumentados não foi abordado na mídia tão ativamente quando o mandato presidencial de Donald Trump estava terminando: em 2020, foram mapeadas cerca de 634 vezes, mas em 2016, quando Trump estava concorrendo ao cargo com Hillary Clinton e o segundo mandato de Barack Obama estava terminando, havia 1.637 artigos cobrindo essa questão.

A análise das publicações da mídia foi conduzida de 1º de janeiro a 31 de dezembro dos anos eleitorais (até agosto de 2024). O cálculo levou em consideração dados de toda a gama de mídia dos EUA disponíveis no banco de dados, incluindo comunicados à imprensa, mídia científica e mídia estatal. Apenas publicações relevantes foram computadas, ou seja, aquelas nas quais a palavra de busca (país, pessoa ou tópico) foi encontrada pelo menos três vezes.

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