- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Austrália e Indonésia fecham pacto de defesa para militares operarem em ambos os territórios

© Foto / Twitter / ReproduçãoO presidente eleito da Indonésia, Prabowo Subianto, se encontra com o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, no Parlamento em Canberra, Austrália, em 20 de agosto de 2024
O presidente eleito da Indonésia, Prabowo Subianto, se encontra com o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, no Parlamento em Canberra, Austrália, em 20 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2024
Nos siga no
Nesta terça-feira (20), o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese disse que Camberra e Jacarta concordaram com um acordo de cooperação de defesa em nível de tratado, o qual permitirá que os militares australianos e indonésios operem nos países um do outro.
Falando ao lado do presidente eleito da Indonésia, Prabowo Subianto, na capital australiana, Albanese descreveu o acordo a ser assinado nos próximos dias como um "pilar vital" no relacionamento de defesa entre as nações.

"Este tratado histórico reforçará nossa forte cooperação de defesa, aprofundando o diálogo, fortalecendo a interoperabilidade e aprimorando arranjos práticos", disse o premiê, citado pela Bloomberg. O pacto permitirá que ambas as nações "apoiem a segurança uma da outra, o que é vital para ambos os países, mas também para a estabilidade da região que compartilhamos", acrescentou.

A Austrália vem aumentando os gastos com defesa e tentando reavivar laços antigos e criar outros com países da Ásia-Pacífico para combater a postura mais assertiva da China, ressalta a mídia.
Os navios participantes do Exercício Malabar 2023, o INS Sahyadri, o JS Shiranui, o INS Kolkata e o HMAS Brisbane, navegam para o Porto de Sydney - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2024
Panorama internacional
Pela 1ª vez, Marinha da Austrália testa míssil avançado SM-6 no Indo-Pacífico
Os dois países compartilham a maior fronteira marítima do mundo e já colaboram em diversas questões, incluindo segurança, tráfico de pessoas e tráfico de drogas.

"O mapa realmente determina que a Austrália e a Indonésia, como os vizinhos mais próximos, têm um destino compartilhado, mas, a partir deste momento, esse destino é definido por uma profunda confiança estratégica", disse o ministro da Defesa australiano, Richard Marles, citado pela Reuters.

Em novembro do ano passado, Prabowo disse em um fórum que a Indonésia estava comprometida com sua política de não alinhamento e manteria bons laços com a China e os Estados Unidos.
"Gostaríamos de ver mais participação australiana em nossa economia. Gostaríamos também de ver colaboração e consulta mais próximas em vários campos que podemos alcançar, resultados que respeitem tanto nossos interesses econômicos quanto nossos interesses nacionais", afirmou o novo presidente da Indonésia na coletiva com Albanese.
Indonésia e Austrália estão comemorando 75 anos de laços diplomáticos neste ano, em um relacionamento que oscilou de extrema tensão durante a Guerra Fria e após a queda do ex-presidente Suharto, em 1998, para laços relativamente mais calorosos nos últimos anos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала