Feira tecnológica em SP destaca inovações em próteses e inteligência artificial (VÍDEOS)
16:59 21.08.2024 (atualizado: 18:08 21.08.2024)
© Sputnik / Guilherme CorreiaBraço robótico exibido durante feira tecnológica em São Paulo (SP), em 21 de agosto de 2024
© Sputnik / Guilherme Correia
Nos siga no
Especiais
A 15ª edição da Feira Tecnológica Paula Souza (Feteps) teve início na segunda-feira (19), no São Paulo Expo, e continuará até quinta-feira (22).
O evento reúne 132 projetos desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do estado de São Paulo, e foi aberto com um café da manhã que contou com a presença de 400 convidados, incluindo representantes do setor empresarial e investidores.
Reconhecida como um dos principais eventos de inovação e empreendedorismo do país, a Feteps visa aproximar estudantes e o mercado.
Os projetos apresentados durante a feira foram desenvolvidos com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e incluem diversas áreas, como biologia, química, física, robótica e estatística.
A feira conta também com participação internacional, com professores e alunos de universidades do Chile, da Colômbia, do México e do Equador.
© Sputnik / Guilherme CorreiaEstande da Universidade de Monterrey na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), em São Paulo
Estande da Universidade de Monterrey na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), em São Paulo
© Sputnik / Guilherme Correia
O destaque vai para produtos como a pomada cicatrizante feita de jamelão e chia, as hortas sustentáveis e as tecnologias que usam inteligência artificial para diagnósticos médicos, incluindo aplicações voltadas ao autismo.
Entre as inovações apresentadas, as mais badaladas foram protótipos de próteses robóticas. O estudante Paulo Henrique de Carvalho, de 21 anos, da Fatec de Mogi Mirim, exibiu um braço mecânico que se movimenta conforme estímulos de movimento da cabeça, destinado a tetraplégicos.
Já Lilian Gabriela da Mota Ferreira, de 20 anos, da Etec Sylvio de Mattos Carvalho, em Matão, apresentou uma prótese que reconhece palavras ditas e faz gestos em Libras, além de um sensor que identifica palavras em linguagem de sinais.
🦾🤖 Braços robóticos que reconhecem até linguagem de sinais são destaque de feira tecnológica em SP
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) August 21, 2024
Estudantes exibem protótipos de braços robóticos e próteses durante a 15ª edição da Feira Tecnológica Paula Souza (Feteps), que segue nesta quarta-feira (21), em São Paulo.
O… pic.twitter.com/2Tzm1skiGL
Os estandes da Feteps são exibidos ao público de forma gratuita. O evento ainda inclui rodadas de negócios e continua até amanhã (22).