Fórum Inter-religioso do G20: será que o intercâmbio vai ajudar a resolver desafios do século?
12:34 21.08.2024 (atualizado: 18:22 21.08.2024)
© AP Photo / Bruna PradoO Ministro da Economia do Brasil, Fernando Haddad na Reunião dos Ministros das Finanças e Chefes dos Bancos Centrais do G20, no Rio de Janeiro, Brasil
© AP Photo / Bruna Prado
Nos siga no
Especiais
O Fórum Inter-religioso do G20 é um evento social e político anual organizado antes da Cúpula dos Chefes de Estado pelo país presidente. Neste ano, o fórum está sendo realizado em Brasília de 19 a 22 de agosto.
Os fóruns religiosos sob a égide do G20 se realizam desde 2014 gozando a participação de especialistas em vários domínios, figuras públicas e estadistas, com o objetivo de atingir as metas globais do bloco.
As principais áreas de trabalho do fórum deste ano estão alinhadas com as prioridades declaradas da presidência brasileira do G20: o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; o desenvolvimento sustentável econômico, social e ambiental; a reforma das instituições de governança global.
Em entrevista especial à Sputnik Brasil, Aleksandr Stenko, cientista político e professor da Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN, na sigla em russo), destaca a oportunidade de manter um diálogo internacional e inter-religioso no âmbito do evento para abordar a pobreza, o racismo e outros problemas agudos de hoje rumo a um mundo justo e multipolar.