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Pesquisa: para 81% dos brasileiros, fake news podem afetar significativamente o resultado eleitoral

© Sputnik / Vitaliy PodvitskiyO efeito das notícias falsas
O efeito das notícias falsas - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2024
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Uma pesquisa do DataSenado, realizada entre os dias 5 e 28 de julho, apontou que com a proximidade das eleições municipais de 2024, a desinformação e a propagação de notícias falsas viraram alvo de preocupação entre os brasileiros.
Segundo o levantamento, para 81% dos brasileiros, as notícias falsas podem afetar "significativamente o resultado eleitoral".
A pesquisa, realizada pelo Senado Federal, aponta que 72% dos brasileiros já se depararam com notícias falsas nas redes sociais nos últimos seis meses e consideram "muito importante" controlar essas publicações para garantir uma competição justa.
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De acordo com o estudo, "72% dos usuários de redes sociais — o que equivale a 67% da população com 16 anos ou mais — já viram notícias que desconfiam serem falsas nos últimos seis meses. Esse número revela o alcance da crescente desinformação às vésperas das eleições municipais de 2024, como destaca o coordenador da pesquisa DataSenado, José Henrique Varanda".

Quando perguntados qual seria o motivo para a disseminação das chamadas fake news, 31% acham que quem compartilha esse tipo de notícia quer mudar a opinião dos outros. Já outros 30% acreditam que as notícias falsas são compartilhadas por desconhecimento sobre sua veracidade.

Inquéritos fake news

O inquérito das fake news foi instaurado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ainda em 2019, por ordem do então presidente do tribunal, Dias Toffoli, em meio a uma escalada de ameaças aos ministros e ao próprio Judiciário.
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