https://noticiabrasil.net.br/20240824/midia-disputa-de-poder-no-circulo-intimo-de-milei-gera-tensao-em-buenos-aires-36182348.html
Mídia: disputa de poder no círculo íntimo de Milei gera tensão em Buenos Aires e enfraquece governo
Mídia: disputa de poder no círculo íntimo de Milei gera tensão em Buenos Aires e enfraquece governo
Sputnik Brasil
Desde o começo de sua presidência, até mesmo durante a campanha, Javier Milei é caracterizado como um político que tem um círculo íntimo minúsculo, quase... 24.08.2024, Sputnik Brasil
2024-08-24T11:04-0300
2024-08-24T11:04-0300
2024-08-24T11:29-0300
panorama internacional
javier milei
buenos aires
casa rosada
argentina
américa do sul
disputa política
presidência
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/08/18/36182519_0:109:2080:1279_1920x0_80_0_0_3576ba4f0a392f41f2219625dd079e50.jpg
Fontes da Casa Rosada disseram ao jornal O Globo que esse círculo, atualmente, é constituído por apenas duas pessoas: a secretária-geral da Presidência, Karina Milei, irmã do presidente, e o estrategista Santiago Caputo, que não tem cargo, mas acumula cada vez mais poder no governo argentino.De acordo com a mídia, nas últimas duas semanas, Karina e Caputo expuseram nas redes sociais sua guerra interna, gerando um clima de tensão pelas consequências negativas que a disputa poderia ter para a administração argentina.Nos últimos meses, relata a mídia, Caputo desembarcou com seus colaboradores em organismos do Estado como a Agência Federal de Inteligência (AFI), a Receita Federal local (AFIP), e a companhia estatal de petróleo YPF, entre outras áreas do governo.Sempre com o aval do presidente, o estrategista conseguiu a nomeação de funcionários amigos, e, assim, acesso aos recursos econômicos administrados por cada um dos organismos que passou a, indiretamente, controlar, diz a mídia.Já o poder de Karina Milei é, assegura o jornalista e escritor Juan Luis González, biógrafo não autorizado do presidente, "impossível de ser desafiado". As jogadas de Caputo, acrescentou o escritor, "estão fadadas ao fracasso".Um dos exemplos desse "poder" foi o fato de Milei viajar para cúpula do G7 na Itália apenas com a irmã."Até a chegada de Caputo, a irmã do presidente estava acostumada a ter empregados. Com Caputo selou uma sociedade por conveniência. Mas com os irmãos Milei é sempre assim, quando alguém cresce, passa a ser visto como ameaça e rapidamente é excluído", apontou González, citado pelo Globo.O jornal ainda afirma que o novo conflito no governo argentino se soma a outro que existe desde o primeiro dia de gestão de Milei, entre o presidente e sua vice, Victoria Villarruel, vista com desconfiança pelo chefe de Estado e por Karina.A relação entre ambos é bastante similar a que tiveram o ex-presidente Alberto Fernández e sua vice, Cristina Kirchner, com a diferença de que Villarruel tem menos poder que Kirchner, "e a única coisa que consegue com suas jogadas contra o presidente é incomodar um pouco", escreve a mídia.Gónzalez acrescenta que "Karina e Javier são pessoas muito solitárias, e com grandes ambições. Para quem observou seus movimentos nos últimos anos, é impressionante ver como pessoas que eram muito próximas de ambos foram ejetadas das estruturas de poder por desconfiança. Ambos são paranoicos", frisou o biógrafo.
https://noticiabrasil.net.br/20240610/milei-anuncia-que-viajara-apenas-com-sua-irma-para-cupula-do-g7-argentina-rejeita-tratado-da-oms-35041550.html
buenos aires
argentina
américa do sul
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2024
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/08/18/36182519_116:0:1965:1387_1920x0_80_0_0_402be32b625f9df087299be88acb99f1.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
javier milei, buenos aires, casa rosada, argentina, américa do sul, disputa política, presidência
javier milei, buenos aires, casa rosada, argentina, américa do sul, disputa política, presidência
Mídia: disputa de poder no círculo íntimo de Milei gera tensão em Buenos Aires e enfraquece governo
11:04 24.08.2024 (atualizado: 11:29 24.08.2024) Desde o começo de sua presidência, até mesmo durante a campanha, Javier Milei é caracterizado como um político que tem um círculo íntimo minúsculo, quase impenetrável, no qual se apoia para tomar suas principais decisões de governo.
Fontes da Casa Rosada
disseram ao jornal O Globo que esse círculo, atualmente, é constituído
por apenas duas pessoas: a secretária-geral da Presidência,
Karina Milei, irmã do presidente, e o estrategista
Santiago Caputo, que não tem cargo, mas acumula cada vez mais poder no governo argentino.
De acordo com a mídia, nas últimas duas semanas, Karina e Caputo expuseram nas redes sociais sua guerra interna,
gerando um clima de tensão pelas consequências negativas que a disputa poderia ter para a administração argentina.
"Os dois estão construindo uma estrutura de poder e o crescimento de Caputo incomoda Karina. A falta de experiência política deste governo fica evidente quando os dois principais assessores do presidente não conseguem esconder uma tensão interna, expondo, assim, uma fragilidade institucional", comentou o jornalista Julián Alvez, do jornal El Cronista, que cobre diariamente os movimentos na Casa Rosada.
Nos últimos meses, relata a mídia, Caputo desembarcou com seus colaboradores em organismos do Estado como a Agência Federal de Inteligência (AFI), a Receita Federal local (AFIP), e a companhia estatal de petróleo YPF, entre outras áreas do governo.
Sempre com o aval do presidente, o estrategista
conseguiu a nomeação de funcionários amigos, e, assim, acesso aos recursos econômicos administrados por cada um dos organismos que passou a, indiretamente, controlar, diz a mídia.
Já o poder de Karina Milei é, assegura o jornalista e escritor Juan Luis González, biógrafo não autorizado do presidente, "impossível de ser desafiado". As jogadas de Caputo, acrescentou o escritor, "estão fadadas ao fracasso".
Um dos exemplos desse "poder" foi o fato de Milei viajar para cúpula do G7 na Itália apenas com a irmã.
"Até a chegada de Caputo, a irmã do presidente estava acostumada a ter empregados. Com Caputo selou uma sociedade por conveniência. Mas com os irmãos Milei é sempre assim, quando alguém cresce, passa a ser visto como ameaça e rapidamente é excluído", apontou González, citado pelo Globo.
O jornal ainda afirma que o novo conflito no governo argentino se soma a outro que existe desde o primeiro dia de gestão de Milei, entre o presidente e sua vice, Victoria Villarruel, vista com desconfiança pelo chefe de Estado e por Karina.
A relação entre ambos é bastante similar a que tiveram o ex-presidente Alberto Fernández e sua vice, Cristina Kirchner, com a diferença de que Villarruel tem menos poder que Kirchner, "e a única coisa que consegue com suas jogadas contra o presidente é incomodar um pouco", escreve a mídia.
"O conflito entre Karina e Caputo é preocupante, porque poderia abrir a porta para uma crise maior. Ele mostra um governo dividido, e profundamente improvisado. [...] a economia está mais estável, mas muitos problemas continuam sem serem resolvidos. Se Milei não conseguir melhorar de forma consistente a situação econômica, os problemas podem aumentar. Nesse caso, um governo dominado por tensões internas seria catastrófico", explicou Juan Negri, doutor e mestre em Ciência Política da Universidade Torcuato Di Tella, localizada em Buenos Aires.
Gónzalez acrescenta que "
Karina e Javier são pessoas muito solitárias, e com grandes ambições. Para quem observou seus movimentos nos últimos anos, é impressionante ver como pessoas que eram muito próximas de ambos foram ejetadas das estruturas de poder por desconfiança.
Ambos são paranoicos", frisou o biógrafo.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).