- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: disputa de poder no círculo íntimo de Milei gera tensão em Buenos Aires e enfraquece governo

© Foto / Twitter / ReproduçãoKarina Milei
Karina Milei - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2024
Nos siga no
Desde o começo de sua presidência, até mesmo durante a campanha, Javier Milei é caracterizado como um político que tem um círculo íntimo minúsculo, quase impenetrável, no qual se apoia para tomar suas principais decisões de governo.
Fontes da Casa Rosada disseram ao jornal O Globo que esse círculo, atualmente, é constituído por apenas duas pessoas: a secretária-geral da Presidência, Karina Milei, irmã do presidente, e o estrategista Santiago Caputo, que não tem cargo, mas acumula cada vez mais poder no governo argentino.
De acordo com a mídia, nas últimas duas semanas, Karina e Caputo expuseram nas redes sociais sua guerra interna, gerando um clima de tensão pelas consequências negativas que a disputa poderia ter para a administração argentina.

"Os dois estão construindo uma estrutura de poder e o crescimento de Caputo incomoda Karina. A falta de experiência política deste governo fica evidente quando os dois principais assessores do presidente não conseguem esconder uma tensão interna, expondo, assim, uma fragilidade institucional", comentou o jornalista Julián Alvez, do jornal El Cronista, que cobre diariamente os movimentos na Casa Rosada.

Nos últimos meses, relata a mídia, Caputo desembarcou com seus colaboradores em organismos do Estado como a Agência Federal de Inteligência (AFI), a Receita Federal local (AFIP), e a companhia estatal de petróleo YPF, entre outras áreas do governo.
Sempre com o aval do presidente, o estrategista conseguiu a nomeação de funcionários amigos, e, assim, acesso aos recursos econômicos administrados por cada um dos organismos que passou a, indiretamente, controlar, diz a mídia.
Já o poder de Karina Milei é, assegura o jornalista e escritor Juan Luis González, biógrafo não autorizado do presidente, "impossível de ser desafiado". As jogadas de Caputo, acrescentou o escritor, "estão fadadas ao fracasso".
Um dos exemplos desse "poder" foi o fato de Milei viajar para cúpula do G7 na Itália apenas com a irmã.
O candidato presidencial argentino pela aliança La Libertad Avanza, Javier Milei (à esquerda), comemora com sua irmã, Karina Milei, após vencer o segundo turno da eleição presidencial na sede de seu partido em Buenos Aires, em 19 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.06.2024
Panorama internacional
Milei anuncia que viajará apenas com sua irmã para a cúpula do G7; Argentina rejeita tratado da OMS
"Até a chegada de Caputo, a irmã do presidente estava acostumada a ter empregados. Com Caputo selou uma sociedade por conveniência. Mas com os irmãos Milei é sempre assim, quando alguém cresce, passa a ser visto como ameaça e rapidamente é excluído", apontou González, citado pelo Globo.
O jornal ainda afirma que o novo conflito no governo argentino se soma a outro que existe desde o primeiro dia de gestão de Milei, entre o presidente e sua vice, Victoria Villarruel, vista com desconfiança pelo chefe de Estado e por Karina.
A relação entre ambos é bastante similar a que tiveram o ex-presidente Alberto Fernández e sua vice, Cristina Kirchner, com a diferença de que Villarruel tem menos poder que Kirchner, "e a única coisa que consegue com suas jogadas contra o presidente é incomodar um pouco", escreve a mídia.

"O conflito entre Karina e Caputo é preocupante, porque poderia abrir a porta para uma crise maior. Ele mostra um governo dividido, e profundamente improvisado. [...] a economia está mais estável, mas muitos problemas continuam sem serem resolvidos. Se Milei não conseguir melhorar de forma consistente a situação econômica, os problemas podem aumentar. Nesse caso, um governo dominado por tensões internas seria catastrófico", explicou Juan Negri, doutor e mestre em Ciência Política da Universidade Torcuato Di Tella, localizada em Buenos Aires.

Gónzalez acrescenta que "Karina e Javier são pessoas muito solitárias, e com grandes ambições. Para quem observou seus movimentos nos últimos anos, é impressionante ver como pessoas que eram muito próximas de ambos foram ejetadas das estruturas de poder por desconfiança. Ambos são paranoicos", frisou o biógrafo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала