- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após visita de Macron, Vucic diz que Sérvia dificilmente se juntará à UE antes do final da década

© Sputnik / Stringer / Acessar o banco de imagensO presidente sérvio, Aleksandar Vucic, participa da reunião da comunidade política europeia em Praga, República Tcheca
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, participa da reunião da comunidade política europeia em Praga, República Tcheca - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2024
Nos siga no
O presidente da Sérvia, Aleksandr Vucic, disse no sábado (31) que é improvável que seu país entre na União Europeia em 2028, data prevista por alguns outros países dos Balcãs Ocidentais que desejam aderir ao bloco.
Durante seu discurso em um painel da conferência de segurança Globsec em Praga, Vucic disse que "não acredito que seremos parte da União Europeia em 2028. Não vai acontecer [adesão à UE], não minto para meu povo", disse o presidente citado pela Reuters.

"E acredito que se alguns de nós pudermos nos tornar membros da UE, isso não pode acontecer antes de 2030, mas essa é apenas minha avaliação. O que pode acontecer nesse meio tempo, ninguém sabe", afirmou.

Falando no mesmo painel da Globsec, o presidente de Montenegro, Jakov Milatovic, disse que seu país, que já é membro da OTAN, espera ingressar na UE até 2028: "Gostaríamos de chegar à fase final, e agora a meta é nos tornarmos o 28º Estado-membro da UE a partir de 2028. Essa é uma meta ambiciosa, mas espero muito que seja uma meta realista", disse ele.
Os comentários de Vucic surgiram dois dias depois da Sérvia ter fechado um acordo histórico de armas com a francesa Dasault Aviation para comprar 12 novos caças Rafale, em uma grande mudança em sua cooperação de defesa com Moscou.
Aleksandr Vucic e Emmanuel Macron - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2024
Panorama internacional
Macron fecha acordo de € 2,7 bilhões em caças com a Sérvia visando ancorar país na União Europeia
Belgrado enfrentou um ato de equilíbrio entre suas aspirações à UE e seus laços com a Rússia, da qual depende para obter gás e que apoiou o país sérvio em sua oposição à independência do Kosovo em 2008.
A Sérvia condenou a operação russa na Ucrânia e fornece munição de artilharia a Kiev, mas Belgrado se negou a introduzir sanções contra Moscou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала