Arqueólogos descobrem figura de burro selvagem correndo gravada em pedra na Turquia (FOTOS)
11:39 01.09.2024 (atualizado: 11:51 01.09.2024)
© Foto / Ministro da Cultura e Turismo da TurquiaArqueólogo trabalha na figura de um burro selvagem correndo esculpida em uma pedra, descoberta durante escavações em Karahan Tepe, no sudeste da Turquia
© Foto / Ministro da Cultura e Turismo da Turquia
Nos siga no
As escavações de 2024 em Karahan Tepe — conhecido como um dos mais ricos sítios neolíticos pré-cerâmicos, no sudeste da Turquia — continuam, tendo mais de 250 obeliscos em forma de "T" sido encontrados e onde tem havido descobertas fascinantes de mais de 11.000 anos.
De acordo com o portal Arkeonews, o chefe de escavação de Karahan Tepe, o professor dr. Necmi Karul, disse que os trabalhos de escavação continuam em dez locais, incluindo Karahan Tepe, dentro do escopo do Projeto Tas Tepeler (Colinas de Pedra).
Segundo o professor, as equipes têm trabalhado em edifícios públicos e cabanas ao redor do edifício público central em Karahan Tepe este ano, tendo começado a abrir um deles há algumas semanas.
Karul explicou que ao longo das estruturas reveladas pelas escavações, além de objetos, as imagens de alguns animais se destacam, comprovando a riqueza e a dinâmica da vida cultural local que existiu há mais de 11.000 anos.
© Foto / Ministro da Cultura e Turismo da TurquiaA figura de um burro selvagem correndo esculpida em uma pedra foi descoberta durante escavações em Karahan Tepe, um sítio neolítico pré-cerâmico localizado em Sanliurfa, sudeste da Turquia
A figura de um burro selvagem correndo esculpida em uma pedra foi descoberta durante escavações em Karahan Tepe, um sítio neolítico pré-cerâmico localizado em Sanliurfa, sudeste da Turquia
© Foto / Ministro da Cultura e Turismo da Turquia
"Existem animais que são decisivos na iconografia deste período. Nós os dividimos em duas categorias. A primeira são os animais cuja estranheza é enfatizada, e os vemos especialmente nos obeliscos. Outro grupo consiste em pássaros e animais mais consumidos, entre os quais a gazela é o mais popular. Os burros selvagens também estão entre estes últimos animais. Podemos dizer que esses animais eram os que estavam por perto das pessoas, que os consumiam e conviviam com eles durante esse período, em comparação com os outros, que eram assustadores", explicou.
Para Karul, a imagem do burro selvagem ter sido colocada em uma base com pedras de amolar e esculpida em movimento deve "contribuir um pouco mais para nossa compreensão da iconografia animal e da relação entre o homem e seu ambiente".
© Foto / Ministro da Cultura e Turismo da TurquiaA figura de um burro selvagem correndo esculpida em uma pedra em detalhe
A figura de um burro selvagem correndo esculpida em uma pedra em detalhe
© Foto / Ministro da Cultura e Turismo da Turquia
"A imagem de burro encontrada é uma figura de cerca de 20 centímetros de comprimento colocada bem ao lado de uma pedra de amolar, mas o fato de ser em movimento em vez de suas dimensões e de ser retratada em proporção à pedra na qual foi gravada é novamente um indicador da habilidade dos artistas deste período", destacou o professor.
De acordo com Karul este é o primeiro exemplo encontrado de uma figura nos pisos de edifícios em Karahan Tepe, demonstrando que pode haver outros semelhantes.
Mehmet Nuri Ersoy, ministro da Cultura e Turismo, compartilhou em sua conta de mídia social que Karahan Tepe lança luz sobre as profundezas da história como um dos assentamentos mais importantes da Era Neolítica e que o projeto Stone Hills continua a lançando luz sobre a história mundial.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!