- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Aneel reduz patamar de bandeira vermelha, e reajuste da tarifa deve diminuir

© Foto / Pixabay / Philip Wels Lâmpada (imagem referencial)
Lâmpada (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 04.09.2024
Nos siga no
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta quarta-feira (4) que ajustou a bandeira vermelha, que estava no patamar 2, para o patamar 1, após corrigir dados com ajustes do Programa Mensal de Operação Energética (PMO), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Ontem a agência acionou o patamar 2 da bandeira vermelha (a mais alta da escala) para o mês de setembro, devido à falta de chuvas em várias regiões do país.
Com a mudança, a Aneel solicitou à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) uma reavaliação e o recálculo das cobranças na tarifa de luz.
Nesse patamar serão cobrados R$ 4,463 para cada 100 quilowatts-hora consumidos, segundo a Aneel, que informou ainda que serão instaurados processos de fiscalização para auditar os procedimentos dos agentes envolvidos na definição do PMO e do cálculo das bandeiras.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, solicitou que o ONS elabore um plano de contingência para garantir a segurança energética no Brasil até 2026.
Conta de luz no Brasil ficou mais cara pela crise hídrica (foto de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 03.09.2024
Notícias do Brasil
Bandeira vermelha na conta de luz acende alerta e governo vai elaborar plano de segurança energética
Os meses de junho, julho e agosto registraram o menor volume de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste dos últimos 94 anos.
Com os reservatórios prejudicados devido às secas, o governo espera usar 70% a 80% das termelétricas, entre outras medidas, para garantir segurança energética ao país.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала