- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Soldado das Tropas Aerotransportadas da Rússia durante treinamento de medicina tática na zona da operação militar especial russa, foto publicada em 27 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil

925º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental.
No início de maio de 2024, o Exército russo começou o avanço na direção de Carcóvia, fazendo com que o agrupamento de tropas Sever (Norte) assumisse o controle de várias localidades na área. Em 17 de maio, Vladimir Putin disse que Moscou não tem intenção de tomar Carcóvia, mas sim criar "uma zona-tampão" a fim de proteger a população das regiões russas fronteiriças que quase diariamente são atacadas pelas Forças Armadas da Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Antigas primeiroRecentes primeiro
17:35 05.09.2024
Agente japonês preso em Belarus diz que seus dados podem ser usados por EUA ou Kiev em possível ataque
16:30 05.09.2024
Pentágono diz que o impacto do fornecimento de armas de longo alcance para a Ucrânia seria "muito pequeno"
16:30 05.09.2024
Alto funcionário dos EUA visitou Kiev para discutir energia e apoio à Ucrânia, informou a Casa Branca
12:02 05.09.2024
Pessoa morre em bombardeio na cidade de Shebekino, na região de Belgorod, na Rússia, diz governador
11:01 05.09.2024
Ucrânia chantageia o mundo com ataques a usinas nucleares, diz Ministério das Relações Exteriores da Rússia
"O principal alvo são as usinas nucleares e o principal vilão é o regime de Kiev, que faz tentativas regulares de atacar ativos nucleares para chantagear a comunidade internacional por vários meios, para vários propósitos, usando métodos terroristas", disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, a repórteres no Fórum Econômico do Oriente (EFF, na sigla em inglês) em Vladivostok, na Rússia.
10:57 05.09.2024
Forças Armadas ucranianas evacuam pessoas à força, disse administração da região de Carcóvia
As Forças Armadas da Ucrânia retomaram a evacuação forçada de pessoas do distrito de Kupyansk, na região de Carcóvia, para que não haja testemunhas de pilhagem, que os militares ucranianos pretendem fazer antes da chegada das Forças Armadas russas, disse o vice-chefe da administração civil-militar da região, Yevgeny Lisnyak.
10:08 05.09.2024
Força aérea russa ataca reservas da Ucrânia na região de Sumy, diz MD
A Força Aérea e as Tropas de Mísseis russas atingiram reservas de 12 brigadas ucranianas em 17 distritos da região de Sumy, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
08:10 05.09.2024
MD russo: Ucrânia perdeu mais de 10.100 soldados e 81 tanques durante todos os combates na direção de Kursk
07:57 05.09.2024
Serviço de emergência russo encontrou e destruiu ogiva de míssil Patriot norte-americano na região de Kursk
06:44 05.09.2024
Putin: tropas russas aceleraram operações ofensivas na zona da operação militar especial
"Ao transferir unidades bastante grandes e bem preparadas para as áreas de fronteira russas, o inimigo se enfraqueceu em áreas-chave, enquanto as nossas tropas aceleraram as operações ofensivas", disse o líder russo durante uma sessão plenária do Fórum Econômico do Oriente.
02:09 05.09.2024
Helicóptero Mi-28NM russo atinge equipamentos das Forças Armadas da Ucrânia na região de Kursk, diz MD russo
Um helicóptero russo Mi-28NM atingiu um grupo de militares e veículos blindados em uma área de fronteira na região de Kursk, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала