Arqueólogos descobrem pente bem preservado do século IV em rara sepultura na Alemanha (FOTOS)
© Foto / Holger Grönwald/Secretaria de Estado de Gestão do Patrimônio e Arqueologia Saxônia-AnhaltRestos de construção medieval do Sacro Império Romano-Germânico são encontrados na Alemanha
Nos siga no
Durante uma escavação no distrito de Heidenheim, no sudoeste da Alemanha, os arqueólogos descobriram uma rara sepultura de câmara que remonta ao início do século IV.
O Escritório Estadual para a Preservação de Monumentos (LAD) no Conselho Regional de Stuttgart, e a empresa especializada em arqueologia ArchaeoBW realizaram uma escavação em um território habitado desde a antiguidade tardia. A escavação foi iniciada como parte de uma operação de resgate em preparação para um novo projeto de desenvolvimento habitacional na área.
De acordo com o Arkeonews, a região, rica em história, com laços profundos com as culturas romana e germânica antiga, revelou um raro túmulo construído como uma elaborada câmara de madeira com restos mortais de um homem de aproximadamente 60 anos.
© Foto / ArchaeoBW / Secretaria Estadual de Preservação de Monumentos no Conselho Regional de StuttgartCerâmicas encontradas por arqueólogos durante uma escavação de resgate no centro da vila de Gerstetten, localizada no distrito de Heidenheim, no sudoeste da Alemanha, em uma rara câmara funerária alemânica que remonta ao início do século IV
Cerâmicas encontradas por arqueólogos durante uma escavação de resgate no centro da vila de Gerstetten, localizada no distrito de Heidenheim, no sudoeste da Alemanha, em uma rara câmara funerária alemânica que remonta ao início do século IV
© Foto / ArchaeoBW / Secretaria Estadual de Preservação de Monumentos no Conselho Regional de Stuttgart
A datação por radiocarbono situa o sepultamento entre 263 e 342 d.C., sendo caracterizado por sua localização solitária, uma característica típica de túmulos desse período.
Entre os objetos encontrados no túmulo estavam vasos de cerâmica e vidro, uma xícara de vidro de alta qualidade, bem como um pequeno pente muito bem preservado com todos os dentes e cabo praticamente intactos.
Acredita-se que o copo de vidro tenha tido origem no forte romano tardio próximo de Guntia (atualmente Gunzburg). Os outros objetos funerários têm semelhanças claras com descobertas da região central de Elba-Saale.
© Foto / ArchaeoBW / Secretaria Estadual de Preservação de Monumentos no Conselho Regional de StuttgartEntre os objetos encontrados durante uma escavação no centro da vila de Gerstetten, localizada no distrito de Heidenheim, no sudoeste da Alemanha, o pequeno pente com todos os dentes e cabo praticamente intactos
Entre os objetos encontrados durante uma escavação no centro da vila de Gerstetten, localizada no distrito de Heidenheim, no sudoeste da Alemanha, o pequeno pente com todos os dentes e cabo praticamente intactos
© Foto / ArchaeoBW / Secretaria Estadual de Preservação de Monumentos no Conselho Regional de Stuttgart
Na região de Baden-Wurttemberg, os primeiros túmulos germânicos são incomuns, então a descoberta é especialmente notável.
Os artefatos foram levados para a oficina de restauração do LAD em Esslingen após a escavação, para exame e conservação adicionais. Ainda segundo a apuração, a equipe de escavação está atualmente documentando as descobertas restantes, que incluem ossos humanos, enquanto dois vasos de cerâmica já foram restaurados.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!