DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Após rocha 'queimar sobre as Filipinas', lista elenca os 6 maiores asteroides a caminho da Terra

© Foto / Twitter / ReproduçãoAsteroide colidindo com a Terra
Asteroide colidindo com a Terra - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2024
Nos siga no
Há dois dias, um asteroide de um metro de largura foi avistado apenas oito horas antes de queimar sobre as Filipinas em uma bola de fogo espetacular, transformando "a noite em dia". No entanto, sua chegada repentina foi um lembrete claro dos perigos que podem ter no nosso Sistema Solar.
A colisão de asteroides com a Terra está longe de ser um evento incomum. De fato, a NASA estima que cerca de 48,5 toneladas de material meteórico caem no planeta todos os dias. No entanto, a grande maioria desses objetos simplesmente queima na atmosfera para produzir as luzes brilhantes que reconhecemos como estrelas cadentes.
Atualmente, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) tem 1.634 asteroides em sua "lista de risco" – o que significa que há uma chance diferente de zero de que esses objetos atinjam a Terra, relata o MailOnline.
Abaixo podemos ver uma lista das seis principais rochas que podem causar um efeito mais forte ao colidirem com o planeta:

1. Bennu

Descoberto em setembro de 1999, o asteroide Bennu é atualmente considerado um dos maiores riscos para a Terra. Bennu é mais largo que o Empire State Building e pesa 200 vezes mais.
Graças à observação cuidadosa da NASA, os cientistas acreditam atualmente que o asteroide tem a chance atingir a Terra em 24 de setembro de 2182. Se colidir com o planeta, liberaria energia equivalente a 1,4 bilhão de toneladas de TNT.

2. 2023 DW

A previsão é de que o asteroide 2023 DW tenha uma chance significativa de colidir com a Terra em 14 de fevereiro de 2046. Com 50 m de diâmetro, o 2023 DW tem aproximadamente o mesmo tamanho do asteroide que causou o devastador evento de Chelyabinsk em 2013.
Considerando que o asteroide foi observado se movendo a 21,78 km/s em relação ao Sol, ele poderia atingir a Terra com força suficiente para arrasar uma cidade inteira. Mas no ano passado, Richard Moissl, chefe do escritório de defesa planetária da ESA, reduziu as chances da rocha de atingir a Terra de uma em 784 para uma em 1.584.

3. 1950 DA

Com 1,3 km de diâmetro e pesando 71 milhões de toneladas, o asteroide é o maior com grande chance de colidir com nosso planeta.
Se ocorresse, a colisão liberaria energia equivalente à detonação de 75 bilhões de toneladas de TNT — o suficiente para desencadear uma catástrofe global como a que exterminou os dinossauros.
Atualmente, acredita-se que a rocha tenha uma chance em 34.500 de atingir a Terra em 16 de março de 2880. Em 2032, ele chegará a 112.000.000 km da Terra — uma passagem relativamente próxima que permitirá observações adicionais.
Um porta-voz da NASA disse anteriormente ao MailOnline: "Se for finalmente decidido que o 1950 DA precisa ser desviado, as centenas de anos de aviso podem permitir um método tão simples quanto polvilhar a superfície do asteroide com giz ou carvão, ou talvez contas de vidro brancas, ou enviar uma nave espacial com vela solar que termina colapsando sua vela reflexiva ao redor do asteroide."
"Essas coisas mudariam a refletividade do asteroide e permitiriam que a luz solar fizesse o trabalho de empurrar o asteroide para fora do caminho."
Ilustração de um asteroide orbitando o Sol perto da Terra - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2024
Ciência e sociedade
Cientistas chineses estudam uso de armas nucleares para proteger Terra de asteroides

4. TL4 de 2023

Outro asteroide que também tem potencial para destruir a humanidade é o 2023 TL4. A rocha espacial mede 0,33 km de diâmetro e acredita-se que pese 43 milhões de toneladas — mais de 4.500 vezes o peso da Torre Eiffel.
Em caso de colisão, isso poderia criar uma explosão 150 vezes mais poderosa que a da Tsar Bomba, a arma nuclear mais poderosa já detonada.
Estimativas atuais sugerem que há uma chance em 181.000 de este asteroide colidir com a Terra em 10 de outubro de 2119.

5. 2007 FT3

Embora as chances do 2007 FT3 atingir a Terra sejam baixas, ele tem a indesejável distinção de ser o asteroide com maior chance de atingir o planeta em breve.
Se tivermos muito azar, esse asteroide de 0,34 km poderá atingir a Terra já em 5 de outubro deste ano. Entretanto, observações atuais de sua trajetória dão a isso apenas uma chance em 11,5 milhões de ocorrer.
O asteroide tem chances ligeiramente maiores de colidir com a Terra em 3 de março de 2030, com uma chance em 10 milhões.
Asteroide (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2024
Ciência e sociedade
Estudo descobre de onde veio o asteroide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de anos

6. 1979 XB

O último objeto com chance de causar sérios danos à Terra é um asteroide chamado 1979 XB.
Com 0,34 km de diâmetro e pesando 49 milhões de toneladas, se o 1979 XB atingisse a Terra, ele seria facilmente capaz de destruir uma cidade inteira.
Visto pela primeira vez em 1979, os cientistas acreditam que este asteroide tem atualmente uma chance em 1,8 milhão de atingir a Terra.
O que torna o 1979 XB assustador é que ele está essencialmente "perdido" desde sua descoberta. Ninguém o observou em 40 anos e, portanto, sua órbita é mal compreendida. As previsões que temos são baseadas nas observações iniciais feitas imediatamente após sua descoberta.
Considerando que a Terra acaba de ser atingida por um asteroide não detectado anteriormente, como aconteceu nas Filipinas, isso pode deixar muitos compreensivelmente ansiosos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала