DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Asteroide potencialmente perigoso passa a menor distância da Terra que a Lua (VÍDEOS)

© iStock.com / buradakiIlustração de um asteroide orbitando o Sol perto da Terra
Ilustração de um asteroide orbitando o Sol perto da Terra - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2024
Nos siga no
O corpo celeste, com um tamanho de 120 a 260 metros de diâmetro, é um dos asteroides considerados potencialmente perigosos pela Agência Espacial Europeia e pela agência espacial norte-americana NASA.
Um asteroide potencialmente perigoso chamado 2024 MK passou na noite de domingo (30) nas proximidades da Terra a uma distância relativamente reduzida, comunicou a Rede Internacional de Telescópios Óticos do Instituto Keldysh de Matemática Aplicada da Academia de Ciências da Rússia.
"Na noite passada, os telescópios da rede acompanharam a passagem do asteroide potencialmente perigoso 2024 MK – uma rocha celeste relativamente grande do grupo Apollo, que passou pela Terra a uma distância de cerca de 300 mil quilômetros", afirmou o instituto. A distância entre o nosso planeta e a Lua varia entre cerca de 362.600 e 405.400 km.
De acordo com a Agência Espacial Europeia, o asteroide 2024 MK foi avistado em 16 de junho de 2024 e seu diâmetro é de 120 a 260 metros.
No total, de acordo com a agência espacial norte-americana NASA, são conhecidos mais de 35 mil objetos próximos à Terra, dos quais cerca de dez mil são considerados potencialmente perigosos, tendo tamanhos superiores a 140 metros. Se a probabilidade de colisão não for zero, o asteroide é colocado em uma lista especial. No entanto, o risco de impacto ainda é extremamente baixo.
A Agência Espacial Europeia tem 1.626 objetos na lista de asteroides potencialmente perigosos. Atualmente o mais perigoso é o 2023VD3, que voará a uma distância próxima da Terra em novembro de 2034.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала