- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

'Isso nos dá uma vantagem': como tanques russos lutam na zona da operação especial

© Sputnik / Konstantin MikhalchevskyTeste do tanque T-80BVM após os reparos.
Teste do tanque T-80BVM após os reparos. - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2024
Nos siga no
Hoje, 8 de setembro, os operadores de tanques russos estão comemorando seu feriado profissional. Mesmo na época dos drones, os carros de combate desempenham um papel importante em todos os setores da linha de frente. Tripulações de tanques contaram à Sputnik sobre sua vida cotidiana na área da operação militar especial.
O front a sul de Donetsk, que permaneceu relativamente estático por muitas semanas, finalmente começou a se movimentar. Uma ofensiva foi lançada ao norte de Krasnogorovka com o objetivo de cercar um grande agrupamento das Forças Armadas ucranianas.
A infantaria de assalto é apoiada por fogo combinado: artilheiros, Exército e aviação tática, operadores de drones FPV e, é claro, a principal força de ataque das tropas terrestres: os tanques.
Na retaguarda, a poucos quilômetros da linha de frente, há um local em uma das áreas arborizadas onde os veículos blindados do Batalhão Independente de Tanques da 20ª Divisão Motorizada chegam para reabastecer de combustível.

"Vou à retaguarda todos os dias para abastecer e trazer combustível para cá. Uma cisterna de sete metros cúbicos, cerca de oito toneladas de combustível, é suficiente para quatro tanques [de guerra]. Trabalhamos com normas de tempo estabelecidas: leva de três minutos e meio a quatro minutos para reabastecer completamente um veículo vazio", diz o motorista do caminhão-tanque com o codinome Sklyar.

© Sputnik / Andrei KotzCaminhão-tanque de combustível ATSTZ-7 com uma rede de camuflagem
Caminhão-tanque de combustível ATSTZ-7 com uma rede de camuflagem - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2024
Caminhão-tanque de combustível ATSTZ-7 com uma rede de camuflagem
Finalmente, chegaram dois tanques T-80UBM, um correspondente militar está reportando do local. São praticamente novos, tendo chegado à zona da operação militar da fábrica no final do ano passado.
Em suas laterais tem o emblema do batalhão: um círculo com um punho segurando um martelo de guerra no centro.
Os tanques são quase silenciosos. Isso se deve ao motor de turbina a gás. Quando o tanque é ligado, assobia e sibila, mas, em movimento, praticamente não se ouve nenhum som se você estiver na frente dele.
Essa é uma importante vantagem tática do T-80UBM, já que você pode atacar o inimigo de repente a partir de uma emboscada.
© Sputnik / Andrei KotzDivisa do Batalhão Independente de Tanques da 20ª Divisão Motorizada de Guarda.
Divisa do Batalhão Independente de Tanques da 20ª Divisão Motorizada de Guarda. - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2024
Divisa do Batalhão Independente de Tanques da 20ª Divisão Motorizada de Guarda.
Sklyar abre a escotilha do caminhão-tanque de combustível, retira duas mangueiras flexíveis e as entrega ao motorista-mecânico do tanque de guerra que abre as duas aberturas do depósito de combustível no lado esquerdo da torre.
A pressão nas mangueiras é tal que um carro civil seria reabastecido provavelmente em dez segundos.
Enquanto isso, a tripulação do tanque diz que esse veículo pode funcionar com gasolina, diesel e querosene.

"O motor de turbina a gás nos dá muitas vantagens em combate. Por exemplo, tem uma velocidade reversa muito maior do que o [tanque] T-72 ou o T-90. Você vai para fora, dispara e recua, para não ser atingido de volta. Isso é muito conveniente. Acho que o tanque nunca foi atingido", disse o comandante de tanque com o apelido Rusak.

© Sputnik / Andrei KotzMemro da tripulação do tanque segue o procedimento de reabastecimento de tanque.
Memro da tripulação do tanque segue o procedimento de reabastecimento de tanque. - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2024
Memro da tripulação do tanque segue o procedimento de reabastecimento de tanque.
Rusak, que era bombeiro antes do conflito, enfatiza que o principal em um tanque não são suas características táticas e técnicas, mas a coesão da tripulação.
Todos em um veículo de combate devem estar prontos a qualquer momento para substituir um companheiro se for ferido por um projétil ou drone inimigo.

"Meu pai serviu na infantaria na operação militar especial, perto de [cidade de] Severodonetsk. Ele foi morto por um drone. Eu tinha 19 anos na época e percebi que precisava vingar meu pai", explica sua motivação um motorista muito jovem com o codinome Kalash.

© Sputnik / Andrei KotzCanhão do tanque T-80UBM.
Canhão do tanque T-80UBM. - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2024
Canhão do tanque T-80UBM.
O seu companheiro, artilheiro de tanque, com o apelido Nadym, disse que três seus amigos que combatiam "ficaram em uma situação difícil", por isso decidiu se alistar no Exército.
Confessa que gostaria muito de ver um Challenger 2 britânico na mira de seu tanque.
A esposa e duas filhas de Nadym, Alina e Nastya, estão esperando por ele em casa, mas Nadym não fala nada sobre o conflito para elas.

"Eu realmente gostaria que meu avô me visse", disse o motorista do segundo tanque com o codinome Mongol, sobre seu avô, veterano da Segunda Guerra Mundial: "Ele também era motorista em um T-34. Foi mobilizado em 1942, lutou em várias regiões e chegou a Berlim. Recebeu muitas ordens e medalhas. E eu tentarei ser digno de sua memória".

© Sputnik / Andrei KotzTripulação de tanque do Batalhão Independente de Tanques da 20ª Divisão Motorizada de Guarda.
Tripulação de tanque do Batalhão Independente de Tanques da 20ª Divisão Motorizada de Guarda. - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2024
Tripulação de tanque do Batalhão Independente de Tanques da 20ª Divisão Motorizada de Guarda.
A Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. O presidente russo Vladimir Putin disse que seu objetivo é "proteger as pessoas que foram submetidas a abuso e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos".
De acordo com ele, a Rússia vem tentando há 30 anos chegar a um acordo com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre os princípios de segurança na Europa, mas, em resposta, tem enfrentado mentiras cínicas ou tentativas de pressão e chantagem, enquanto, nesse meio tempo, apesar dos protestos de Moscou, a aliança tem se expandido constantemente e se aproximado das fronteiras da Rússia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала