- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Venezuela diz que o asilo concedido a González foi decidido após 'extensas conversas' com a Espanha

© Sputnik / Ilia PitalevDelcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela, durante coletiva de imprensa após encontro com Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores russo, em Moscou, Rússia, foto publicada em 1º de março de 2019
Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela, durante coletiva de imprensa após encontro com Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores russo, em Moscou, Rússia, foto publicada em 1º de março de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2024
Nos siga no
Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela, repreendeu, neste domingo (8), o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, por garantir que não houve um acordo entre os dois Estados para conceder asilo ao ex-candidato presidencial Edmundo González, e afirmou que tal decisão derivou de "extensas conversas".
"A falsidade não é boa conselheira. Foram realizadas extensas conversas e contatos para operacionalizar a saída do opositor González Urrutia do país com todas as garantias oferecidas por um salvo-conduto, produto do acordo entre os dois governos", indicou Rodríguez em seu canal oficial do Telegram.

Na mensagem, a vice-presidente acrescentou que "o fato de uma aeronave da Força Aérea Espanhola aterrissar com autorização das autoridades aeronáuticas da Venezuela é fruto da comunicação".

O candidato presidencial da oposição venezuelana Edmundo González acena para apoiadores durante um evento político em uma praça no município de Hatillo, em Caracas, Venezuela, 19 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2024
Panorama internacional
Rival de Maduro, Edmundo González, foge para Espanha com aumento na tensão diplomática na Venezuela
Rodríguez fez este comentário em referência a uma declaração de Albares na qual referia que "não houve qualquer tipo de negociação política entre o governo de Espanha e o governo da Venezuela, que o asilo político foi um pedido pessoal de Edmundo González".

Brasil preocupado

O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República do Brasil, Celso Amorim, disse estar "chocado" com a atitude da Venezuela de revogar a custódia da Embaixada da Argentina em Caracas, na capital venezuelana.
A Venezuela rompeu relações com a Argentina após a eleição presidencial. O Brasil, assim como a Colômbia e o México, pediu ao governo venezuelano que publicasse os resultados completos da votação.
O Ministério das Relações Exteriores da Argentina solicitou ao Tribunal Penal Internacional na sexta-feira (6) que emitisse um mandado de prisão contra Nicolás Maduro e outros altos funcionários do governo pelos eventos que ocorreram após as eleições.
Na noite de sexta-feira, alguns membros da oposição na residência argentina relataram em suas contas no X que o prédio estava sob vigilância e não tinha eletricidade. Eles postaram vídeos mostrando homens vestidos de preto e patrulhas da agência de inteligência do governo, a SEBIN.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала