Arqueólogos teriam descoberto na Alemanha retrato do bispo que trouxe cristianismo à região (FOTO)
© Foto / Universidade de ReadingSítio arqueológico de um mosteiro do século VIII no Reino Unido

© Foto / Universidade de Reading
Nos siga no
Durante a construção de uma casa na Alemanha, um homem descobriu uma pedra rara com um entalho do século XII. Trata-se de uma "imagem em pedra" que pode retratar um bispo cristão que visitou a área há cerca de 800 anos.
O achado medieval é uma "sensação", pois há apenas cerca de 20 outras pedras com imagens conhecidas na região, disse Detlef Jantzen, arqueólogo-chefe de Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, o estado federal alemão onde foi encontrado o artefato, ao portal Live Science.
Estas pedras têm sido encontradas ao longo da costa do Báltico em partes que agora são a Alemanha e a Polônia. Embora elas variem em estilo e forma, normalmente representam pessoas com alguns atributos identificativos, como roupas.
© Foto / LAKD MVRepresentação em pedra do século XII encontrada na Alemanha provavelmente retratando o bispo que trouxe o cristianismo para a região

Representação em pedra do século XII encontrada na Alemanha provavelmente retratando o bispo que trouxe o cristianismo para a região
© Foto / LAKD MV
A escultura recém-descoberta pode retratar Otto de Bamberg (1060–1139), um bispo que serviu à realeza e um missionário que buscou converter as pessoas na Pomerânia, que agora faz parte da Alemanha e da Polônia.
"Quer a imagem em pedra retrate Otto ou não: este é um achado absolutamente excelente, que nos leva de volta ao tempo em que a religião cristã veio pela primeira vez para Pomerânia, trazida por Otto, que é famoso também por seu sucesso em negociar a paz entre o duque polonês e a nobreza pomerana", observou Jantzen.