- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Ministério da Fazenda aumenta previsão de crescimento do PIB brasileiro de 2,5% para 3,2% em 2024

© Foto / Marcello Casal Jr. / Agência BrasilCédulas de real
Cédulas de real - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2024
Nos siga no
Dados do Ministério da Fazenda divulgados nesta sexta-feira (13) elevaram a expectativa de crescimento do produto interno bruto (PIB) para 3,2%. Também há aumento na expectativa de inflação no Brasil.
Com a mudança, o governo espera que a economia brasileira registre alta de 3,2%, ante 2,5% no relatório anterior. Além disso, o ministério elevou a expectativa de inflação no Brasil até o fim do ano, que saltou de 3,9% para 4,25%.
Conforme a Secretaria de Política Econômica da pasta, a melhoria do cenário no país ocorreu diante do crescimento de 1,4% do PIB no segundo trimestre, acima das expectativas anteriores. O número foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar disso, há expectativa de desaceleração no terceiro trimestre, com uma expansão de 0,6%. Já para 2025, o PIB deve crescer 2,5%, ante 2,6% previstos anteriormente. O motivo é a perspectiva de um novo ciclo de aumento das taxas de juros no Brasil.
Já com relação ao aumento da inflação, a justificativa da pasta são os impactos do valor do dólar e o aumento nos preços da energia elétrica, por conta da bandeira tarifária acionada em meio à estiagem prolongada.
Cartaz segurado em frente ao Banco Central por manifestantes em ato das centrais sindicais pede redução da taxa de juros no Brasil. São Paulo, 18 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.07.2024
Notícias do Brasil
Autonomia financeira do Banco Central: mais interferência econômica do mercado no Brasil?

Crescimento do PIB por setores

O relatório do Ministério da Fazenda trouxe a expectativa de alta do PIB por setores da economia: para a agropecuária, a expectativa é de queda de 1,9%. Já para a indústria, o crescimento esperado em 2024 é de 3,4%, enquanto o setor de serviços deve crescer 3,3%.
As enchentes históricas registradas no Rio Grande do Sul vão trazer um impacto negativo do PIB em 0,25%.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала