Chanceler iraniano: Ocidente não pode impor sua vontade ao Irã por meio de sanções
20:20 15.09.2024 (atualizado: 20:36 15.09.2024)
© Sputnik / Anton BystrovBandeiras iranianas em Teerã (foto de arquivo)
© Sputnik / Anton Bystrov
Nos siga no
Os países ocidentais não podem impor suas vontades ao Irã por meio de sanções, disse o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi.
"Os países ocidentais deveriam saber, e é surpreendente que eles ainda não saibam, que as sanções são uma ferramenta fracassada e que eles não podem impor sua vontade ao Irã por meio de sanções, tanto na questão nuclear quanto em outras questões", disse Araghchi, conforme citado pela agência de notícias Fars.
O chanceler iraniano também pediu que os países ocidentais mudassem de rumo, acrescentando que Teerã está pronto para dialogar com base no respeito mútuo, em vez de ameaças e pressões.
Em declaração conjunta feita recentemente, Alemanha, Reino Unido e França ameaçaram o Irã com novas sanções, incluindo o cancelamento de acordos bilaterais de serviços aéreos, por conta supostas entregas de mísseis balísticos de curto alcance de Teerã à Rússia para uso em operações de combate na Ucrânia.
O Irã negou as acusações de fornecer apoio militar à Rússia, dizendo que não está envolvido no conflito na Ucrânia. Vladimir Zelensky, inclusive, admitiu que não tinha evidências de que o Irã transferisse mísseis balísticos para a Rússia.