- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Na Amazônia, rios atingem menores cotas em série histórica

© Folhapress / Lalo de AlmeidaBalsas de garimpo de ouro operam ilegalmente no rio Madeira, em frente à cidade de Humaitá, no sul do Amazonas
Balsas de garimpo de ouro operam ilegalmente no rio Madeira, em frente à cidade de Humaitá, no sul do Amazonas - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2024
Nos siga no
Estiagem e prolongamento da seca estão baixando o nível dos afluentes do Rio Amazonas. Três dos principais afluentes da bacia do Rio atingiram marcas que estão entre as menores da história, segundo o monitoramento feito pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Conforme os dados do SGB, os rios Solimões, Madeira e Acre estão abaixo da faixa da normalidade. Em Tabatinga (AM), o Rio Solimões registrou, na sexta (13), o menor nível histórico desde 1983: -1,79 m. Em outras partes por onde corre, a situação do Solimões também é crítica: na mesma sexta-feira, na estação de Itapéua (AM), a cota registrada foi de 2,3 m – a 3ª menor da história, atrás de 1,46 m em 2023 e de 1,3 m em 2020. Em Fonte Boa (AM) está na marca de 10,16 m, a 8ª mais baixa da história.
Já o Rio Madeira, conforme os números, chegou a 60 cm em Porto Velho (RO), a menor cota da série histórica, desde 1967. Já o Rio Acre, na cidade de Rio Branco (AC), está na cota de 1,28 m, o segundo mínimo histórico, atrás da marca de 1,24 m, registrada em 2022.
O Rio Negro também segue em processo de descida, segundo a SGB. Ele já chegou à cota de 16,75 m em Manaus (AM). Essa marca é 3,7 m abaixo da faixa considerada normal para o período.
Um dos principais cursos d'água da Amazônia, rio Negro com floresta densa nas margens. Manaus, 6 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 05.09.2024
Notícias do Brasil
Das florestas às cidades: como entender 'as muitas Amazônias' ajuda na conservação do bioma?
De acordo com André Martinelli, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Manaus do SGB (SUREG-MA), "não há projeções de melhoria a curto prazo, e a tendência é que o nível do rio continue a descer nos próximos dias", disse, se referindo ao Rio Negro.
Em outros pontos na região Norte, como no Rio Tapajós, em Itaituba (PA), o nível é também o menor já observado para o período, desde 1968. No Rio do Amazonas, em Óbidos (PA), a última cota observada foi de 1,17 m – o menor nível para a data, desde 1967.
"O nível da água dos rios foi afetado pela falta de chuvas durante o ano. A vegetação seca, em decorrência da falta de chuva, gera condições favoráveis para as queimadas", explica Artur Matos, coordenador nacional do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала