Cientistas detectam buraco negro 'deixando faminta' sua galáxia hospedeira até a morte

Astrônomos usaram o Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA para confirmar que buracos negros supermassivos podem privar suas galáxias hospedeiras do combustível de que precisam para formar novas estrelas - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2024
Astrônomos usaram o Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA para confirmar que buracos negros supermassivos podem deixar suas galáxias hospedeiras sem combustível necessário para formar novas estrelas.
Em recente pesquisa publicada na Nature Astronomy, a equipe internacional, coliderada pela Universidade de Cambridge, usou o James Webb para observar uma galáxia aproximadamente do tamanho da Via Láctea no início do Universo, cerca de dois bilhões de anos após o Big Bang, embora essa galáxia esteja essencialmente "morta", ou seja, parou de formar novas estrelas.
"Com base em observações anteriores, sabíamos que essa galáxia estava em um estado extinto: ela não está formando muitas estrelas devido ao seu tamanho, e esperamos que haja uma ligação entre o buraco negro e o fim da formação de estrelas", disse o coautor principal dr. Francesco D'Eugenio do Instituto Kavli de Cosmologia de Cambridge. "No entanto, até Webb, não fomos capazes de estudar essa galáxia em detalhes suficientes para confirmar essa ligação, e não sabíamos se esse estado extinto é temporário ou permanente."
Essa galáxia, oficialmente chamada de GS-10578, mas apelidada de "Galáxia de Pablo" em homenagem ao astrônomo que decidiu observá-la em detalhes, é massiva para um período tão inicial no Universo. De acordo com os dados obtidos pela equipe, sua massa total é cerca de 200 bilhões de vezes a massa do nosso Sol, e a maioria de suas estrelas se formou entre 12,5 e 11,5 bilhões de anos atrás.
Ilustração abstrata da estrela brilhante em forma de cruz brilhando no céu noturno - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2024
Astrônomos coletam IMAGENS de alta resolução da superfície da Estrela Polaris pela 1ª vez
Usando o telescópio, os pesquisadores detectaram que essa galáxia está expelindo grandes quantidades de gás a velocidades de cerca de 1.000 quilômetros por segundo, o que é rápido o suficiente para escapar da atração gravitacional da galáxia. Esses ventos rápidos estão sendo "empurrados" para fora da galáxia pelo buraco negro.
Como outras galáxias com buracos negros em acreção, a "Galáxia de Pablo" tem ventos rápidos de gás quente, mas essas nuvens de gás são tênues e têm pouca massa.
"Nós encontramos o culpado", disse D'Eugenio se referindo ao fenômeno. "O buraco negro está matando esta galáxia e mantendo-a dormente, cortando a fonte de 'alimento' que a galáxia precisa para formar novas estrelas."
Embora modelos teóricos anteriores tenham previsto que buracos negros tinham esse efeito em galáxias, antes de Webb, não era possível detectar esse efeito diretamente.

ExpandirFechar