- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente de transição do Mali acusa Ucrânia de apoiar terroristas no Sahel

© AP PhotoPessoas comemoram enquanto forças de segurança circulam pelas ruas da capital maliana, Bamako, em agosto de 2020
Pessoas comemoram enquanto forças de segurança circulam pelas ruas da capital maliana, Bamako, em agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2024
Nos siga no
A Ucrânia apoia os terroristas na região do Sahel, afirmou o presidente de transição do Mali, coronel Assimi Goita, nesta segunda-feira (16).
"Nossos exércitos enfrentam desafios sérios diante de inimigos apoiados por países terceiros, como a Ucrânia, que decidiu abertamente se posicionar ao lado do terrorismo no Sahel", comunicou Goita no aniversário da assinatura da carta entre Mali, Burkina Faso e Níger sobre o estabelecimento de uma aliança de Estados do Sahel.
De acordo com a mídia francesa, citando uma fonte militar no Mali, terroristas da aliança de grupos armados separatistas malianos CSP-DPA viajaram para a Ucrânia para receber treinamento.
Um homem caminha em frente a um muro pintado com as cores da bandeira do Mali (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2024
Panorama internacional
Armas ocidentais usadas por Kiev no Sahel desestabilizam região, diz Mali
No dia 30 de julho, o meio de comunicação Senenews informou que as autoridades do Mali e da Mauritânia estavam investigando a participação de instrutores militares ucranianos ao lado dos rebeldes no conflito que dura um ano no Mali.
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, declarou que o fato de a Ucrânia estar cooperando com terroristas da região do Sahel não era surpreendente e chamou ativamente a atenção da comunidade internacional para essas ações.
Em agosto, o Mali anunciou a ruptura das relações com a Ucrânia e os ministros das Relações Exteriores de Burkina Faso, do Mali e do Níger apelaram ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) para que tomasse medidas em relação à escolha deliberada de Kiev de apoiar o terrorismo em África, em particular na região do Sahel.
No final de julho, o Grupo Wagner disse que sofreu perdas após duros confrontos com militantes tuaregues no Mali. As Forças Armadas do Mali também relataram perdas durante os confrontos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала