Fascismo 'está tomando' a Europa e avançando em países do continente, adverte Maduro
04:30 21.09.2024 (atualizado: 07:21 21.09.2024)
© Foto / Twitter / @NicolasMaduroNicolás Maduro, presidente da Venezuela
© Foto / Twitter / @NicolasMaduro
Nos siga no
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, advertiu que o fascismo "está tomando" a Europa e "avançando" em países desse continente, entre os quais mencionou Espanha, Itália e Alemanha.
De acordo com ele, o fascismo, o neofascismo e expressões similares estão se alastrando a passos acelerados no continente europeu, com "surtos" que garantiram a essas forças o exercício do poder político e o encurralamento de democracias constituídas.
"Impressiona o modo como avança o neofascismo, o fascismo e suas expressões similares na Espanha, encurralando a democracia espanhola; na Itália, tomando o poder político; na Alemanha, as expressões nazistas que reivindicam a [Adolf] Hitler", expressou o chefe de Estado durante um discurso transmitido pelo canal estatal Venezolana de Televisión.
Referindo-se a uma conversa telefônica que ele teve com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, garantiu que "há um debate no mundo sobre esse tema" e que aproveitou a ocasião para lhe expor "plenamente a luta" que seu país está dando para combatê-lo.