- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Tubarões nucleares' russos: o que se sabe sobre os maiores submarinos do mundo? (VÍDEO)

Nos siga no
Em 23 de setembro de 1980, o primeiro submarino nuclear da classe Projeto 941 Akula (tubarão, em tradução livre), conhecido no Ocidente como Typhoon, foi lançado do porto russo de Severodvinsk.
Esses submarinos se tornaram os maiores do mundo em tonelagem, com 23.200 toneladas de deslocamento e 48 mil toneladas de deslocamento submerso, sendo o seu tamanho prodigioso uma necessidade, e não uma espécie de ostentação.
Os Akulas, projetados como resposta aos submarinos americanos da classe Ohio, estavam armados com 20 mísseis balísticos R-39. Esses mísseis, embora possuíssem maior alcance e carga útil do que os mísseis Trident-I transportados pelos submarinos de Ohio, também eram muito maiores e mais pesados ​​do que o Trident, exigindo um porta-aviões mais espaçoso.
Fragata INS Tabar da Marinha da Índia ancorada no rio Neva durante celebração do  Dia da Marinha em São Petersburgo. Rússia, 27 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.09.2024
Panorama internacional
Fragatas e programa nuclear submarino: quais os benefícios da aproximação militar de Brasil e Índia?
Com quase 173 metros de comprimento e 23,3 metros de largura, um Akula é composto por cinco cascos de pressão habitáveis, cada um deles encerrado no grande casco externo, configuração que garante a capacidade de sobrevivência do submarino.
Além dos 20 mísseis balísticos R-39 — cada um dos quais possui até dez veículos múltiplos de reentrada independentes (MIRV) —, o navio também está equipado com seis tubos de torpedo de 533 mm capazes de lançar torpedos e mísseis antissubmarino.
O design do Akula permite que o submarino passe por gelo de até 2,5 m de espessura ao emergir sem danos.
O tamanho e a massa dos mísseis R-39 — 16 metros de comprimento e 84 toneladas cada — exigiram a construção de guindastes especiais, capazes de levantar essas armas e carregá-las no submarino.
Também foi fabricado o navio de transporte especial equipado com guindaste de carregamento de 125 toneladas. Esse navio poderia recarregar os lançadores de mísseis do Akula em alto-mar, no caso de uma guerra nuclear em que fosse provável a destruição das instalações de carga nos portos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала