- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Macron defende na ONU inclusão de Brasil, Índia, Japão e Alemanha no Conselho de Segurança

© AP Photo / Yuki IwamuraVisão geral da reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas na sede da organização, em Nova York. EUA, 29 de agosto de 2024
Visão geral da reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas na sede da organização, em Nova York. EUA, 29 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2024
Nos siga no
Em discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente francês Emmanuel Macron defendeu a inclusão de novos membros permanentes no Conselho de Segurança.
Além do Brasil, Macron defendeu a entrada da Índia, da Alemanha e do Japão. Há décadas a diplomacia brasileira tem defendido que países do Sul Global passem a fazer parte do conselho. Na abertura da assembleia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a criticar a ausência de representantes da América Latina e África.
"A exclusão da América Latina e da África de assentos permanentes no Conselho de Segurança é um eco inaceitável de práticas de dominação do passado colonial", disse na ocasião.
Além da França, os outros membros permanentes são China, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, que possuem poder de veto nas votações. Também há membros rotativos, como foi o Brasil em diversas ocasiões, mas sem a prerrogativa de veto.
"Temos um Conselho de Segurança que está bloqueado de acordo com interesses de seus membros. A França é favorável a expandir o conselho para incluir a Alemanha, o Japão, o Brasil e a Índia como membros permanentes, assim como dois países que a África escolha para a representar", declarou Macron, que também sugeriu limitar o poder de veto em "casos de crimes em massa".
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista coletiva à imprensa na sala de entrevistas da sede da ONU, em Nova York - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2024
Panorama internacional
'Equalizar as relações entre Norte e Sul Global': Lula quer protagonismo equiparado, diz analista

Atuação limitada do CSNU

Em junho, o Conselho de Segurança chegou a aprovar uma resolução de cessar-fogo promovida por Israel na Faixa de Gaza. Porém nada foi concretizado, diante de impasses entre o governo israelense e o Hamas.
Com a escalada das tensões no Líbano, após ataques massivos de Tel Aviv nas últimas semanas, o grupo volta a se reunir na quinta-feira (26) para discutir a situação. O temor é de uma guerra total no Oriente Médio.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала