Quem é Hashem Safieddine, o potencial próximo líder do Hezbollah?
11:15 29.09.2024 (atualizado: 12:29 29.09.2024)
© Foto / Al Mayadeen / Captura de telaCaptura de tela mostrando Hashem Safieddine, chefe do Conselho Executivo do Hezbollah
© Foto / Al Mayadeen / Captura de tela
Nos siga no
No sábado (28), o movimento xiita libanês Hezbollah confirmou que seu líder, Hassan Nasrallah, foi morto em um ataque aéreo israelense em Beirute na última sexta-feira (27).
De acordo com várias mídias e especialistas, o mais provável sucessor de Hassan Nasrallah, recentemente assassinado por forças israelenses, é Hashem Safieddine.
O que se sabe sobre ele?
Hashem Safieddine lidera o Conselho Executivo do grupo, que coordena os assuntos políticos e as atividades civis do Hezbollah, incluindo comunicações, educação, saúde, economia e sindicatos.
Safieddine também faz parte do Conselho Jihad, que gerencia as operações militares do grupo.
Ele integra a estrutura do Hezbollah desde a fundação do grupo em 1982.
Primeiros anos e estudos
Safieddine, um primo materno de Nasrallah, nasceu em 1964 na cidade de Deir Qanoun En Nahr, no distrito de Tiro, no sul do Líbano.
Assim como Nasrallah, Safieddine é reconhecido como descendente do profeta Maomé, o que lhe concede o título honorífico de sayyed e o direito de usar um turbante preto.
Ele estudou teologia no Iraque e no Irã ao lado de Nasrallah, e foi convocado de volta a Beirute em 1994 para chefiar o Conselho Executivo.
Um filho de Safieddine é casado com Zeinab Soleimani, filha do falecido general iraniano Qassem Soleimani.
Declarações proeminentes
Safieddine apareceu abertamente em eventos políticos e religiosos, bem como em funerais de combatentes mortos do Hezbollah. Suas declarações públicas refletem o comprometimento do grupo libanês com a causa palestina.
"Nossa história, nossas armas e nossos foguetes estão com vocês. Tudo o que temos está com vocês", disse Safieddine em outubro de 2023 em Dahieh.
Safieddine ponderou sobre como o Hezbollah vê sua sucessão de liderança em um discurso de julho, dizendo: "Em nossa resistência [...] quando qualquer líder é martirizado, outro pega a bandeira e segue em frente com uma nova, certa e forte determinação."
Safieddine foi designado como o próximo líder do Hezbollah no caso de "os sionistas conseguirem assassinar Hassan Nasrallah" em uma reunião geral em 2008, informou o jornal iraniano Khoursid.