- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mali no BRICS? Chanceler do país africano disse que deve apresentar candidatura 'num futuro próximo'

© Sputnik / Ilia Pitalev / Acessar o banco de imagensAbdoulaye Diop (à esquerda) e Sergei Lavrov, ministros das Relações Exteriores do Mali e da Rússia, respectivamente, apertam mãos durante coletiva de imprensa em Moscou, na Rússia, em 20 de maio de 2022
Abdoulaye Diop (à esquerda) e Sergei Lavrov, ministros das Relações Exteriores do Mali e da Rússia, respectivamente, apertam mãos durante coletiva de imprensa em Moscou, na Rússia, em 20 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2024
Nos siga no
O Mali está interessado em se juntar ao BRICS e espera propor sua candidatura para ingressar ao grupo em breve, juntamente com outros países do Sahel, incluindo Burkina Faso e Níger, disse o ministro das Relações Exteriores do Mali, Abdoulaye Diop, à Sputnik.
"O Mali está interessado. Claro, não chegamos ao ponto de apresentar uma candidatura, mas essa conversa está acontecendo com nossos amigos russos e também com alguns outros membros do BRICS", disse Diop em entrevista à margem da Assembleia Geral da ONU.

"Espero que, em um futuro próximo, nosso país, juntamente com a confederação do Sahel, aborde o BRICS para filiação", acrescentou.

O ministro disse, ainda, que o BRICS representa um modelo de multilateralismo e pode fazer com que a voz do Mali seja melhor ouvida no contexto internacional.
Logotipo do BRICS em Joanesburgo - Sputnik Brasil, 1920, 03.09.2024
Panorama internacional
Ampliação do BRICS ajudará a aumentar estabilidade financeira global, diz financista
Além disso, Diop ressaltou que a aliança também pode fornecer mais oportunidades econômicas ao país, como usar moedas nacionais no comércio e receber financiamento do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала