- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Terceiro voo de repatriação de brasileiros sai do Líbano com mais de 200 passageiros a bordo

© Foto / Divulgação / Força Aérea Brasileira (FAB)A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), empregada na operação Raízes do Cedro, do governo federal, para repatriar brasileiros do Líbano, em 2 de outubro de 2024
A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), empregada na operação Raízes do Cedro, do governo federal, para repatriar brasileiros do Líbano, em 2 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2024
Nos siga no
O terceiro voo de repatriação de brasileiros do Líbano decolou nesta quarta-feira (9), às 13h15 (horário de Brasília), de Beirute, com chegada prevista ao aeroporto de Guarulhos às 07h30 da quinta-feira (10).
Nesse voo, 218 passageiros estão a bordo da aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), incluindo 11 crianças de colo e 5 animais domésticos. Ao todo, o Brasil já repatriou, em cinco dias, 674 pessoas e 11 animais domésticos.
A aeronave que retorna com passageiros de Beirute levou ao Líbano a segunda doação brasileira de insumos estratégicos em saúde, composta por 491 quilos de medicamentos, envelopes para reidratação e seringas descartáveis. Além disso, transportou 7 toneladas de medicamentos arrecadados em iniciativa coordenada pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro.
Na manhã desta quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, detalhou em entrevista os conceitos, desafios e o trabalho do Governo Federal para resgatar brasileiros e familiares da zona de conflito no Líbano.
Funcionários da prefeitura penduram uma bandeira israelense sobre prédio atingido por um foguete disparado do Líbano, em Kiryat Bialik, norte de Israel, 22 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2024
Panorama internacional
Escalada no Líbano: Brasil deveria sancionar Israel e coordenar sua posição com BRICS, diz analista
O ministro destacou que a operação em andamento será maior que a feita na Palestina, na Faixa de Gaza e em Israel no ano passado, quando 1.560 pessoas, aproximadamente, foram resgatadas. As projeções atuais indicam 3 mil pessoas em contato com a Embaixada do Brasil em Beirute, segundo o chanceler.

"Há um contato constante, um diálogo entre a embaixada e a comunidade brasileira. Um sistema de contato por e-mail, WhatsApp, grupos que reúnem os brasileiros na região. São cerca de 20 mil brasileiros que vivem em Beirute, nos arredores de outras cidades do Líbano, e um número grande manifestou interesse em voltar", disse.

De acordo com o ministro, a prioridade nas listas de resgate é para mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. Na tripulação, há sempre uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros e psicólogos para garantir assistência. Na chegada ao Brasil, servidores de vários ministérios atuam para receber e acolher os brasileiros e familiares em áreas como saúde, regularização de documentos, assistência social, abrigo e traslados internos.
A operação Raízes do Cedro foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em função do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, no Líbano.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала