Arqueólogos descobrem a igreja cristã do século IV na Armênia, a mais antiga de seu tipo (FOTOS)
07:43 13.10.2024 (atualizado: 10:13 13.10.2024)
© Foto / Armenian-German Artaxata ProjectO mosteiro Khor Virap, no sopé do monte Ararat, fica muito perto da igreja recém-descoberta e preserva a memória da conversão do rei armênio ao Cristianismo
© Foto / Armenian-German Artaxata Project
Nos siga no
Uma equipe de pesquisa armênio-alemã descobriu os restos de uma igreja cristã primitiva até então desconhecida na cidade de Artaxata.
Arqueólogos da Academia Nacional de Ciências da Armênia e da Universidade de Munster, que fazem pesquisa na Armênia desde 2018, escavaram partes de um edifício octogonal usando métodos geofísicos, e descobriram se tratar de uma igreja cristã primitiva.
"O edifício do século IV é a igreja arqueologicamente mais antiga documentada no país — evidência sensacional do Cristianismo primitivo na Armênia", comentou o professor Achim Lichtenberger da Universidade de Munster.
© Foto / Armenian-German Artaxata ProjectUma equipe armênio-alemã escavando a antiga cidade de Artaxata descobriu a mais antiga igreja arqueologicamente documentada na Armênia. O edifício octogonal repousava sobre pilares imponentes
Uma equipe armênio-alemã escavando a antiga cidade de Artaxata descobriu a mais antiga igreja arqueologicamente documentada na Armênia. O edifício octogonal repousava sobre pilares imponentes
© Foto / Armenian-German Artaxata Project
"Igrejas octogonais eram desconhecidas aqui até agora, mas estamos muito familiarizados com elas da região do Mediterrâneo Oriental, onde apareceram pela primeira vez no século IV d.C.", acrescentou o dr. Mkrtich H. Zardaryan da Academia Nacional de Ciências da Armênia.
Nas extensões do edifício em forma de cruz, os pesquisadores descobriram restos de plataformas de madeira, que foram datadas por radiocarbono de meados do século IV d.C. Com aproximadamente 30 metros de diâmetro, o edifício octogonal apresenta um piso de argamassa simples e ladrilhos de terracota. Fragmentos de mármore sugerem que a igreja era ricamente decorada, com material importado do Mediterrâneo.
© Foto / Armenian-German Artaxata ProjectUma reconstrução preliminar mostra a igreja antiga tardia de Artaxata
Uma reconstrução preliminar mostra a igreja antiga tardia de Artaxata
© Foto / Armenian-German Artaxata Project
De acordo com os relatos antigos locais, em 301 d.C., em Artaxata, o líder religioso Gregório, o Iluminador, converteu Tirídates III, rei da Armênia, ao Cristianismo, tornando a Armênia o primeiro Estado cristão do mundo. Uma evocação desse evento pode ser encontrada no mosteiro medieval de Khor Virap, que está localizado não muito longe da igreja agora descoberta. Durante a era helenística, a cidade cresceu e se tornou uma metrópole importante, tendo sido capital do Reino da Armênia por quase seis séculos.