Agricultor da Turquia encontra restos de prédio romano por acaso enquanto cuidava do campo (FOTOS)
06:47 29.09.2024 (atualizado: 10:17 29.09.2024)
© Foto / Jose L. Sanchez/Município de MéridaArqueólogos estão limpando um mosaico romano na zona arqueológica de La Huerta de Otero
© Foto / Jose L. Sanchez/Município de Mérida
Nos siga no
Um enorme piso de mosaico de 84 metros quadrados, que se acredita pertencer ao período romano tardio ou bizantino inicial, foi descoberto por acaso enquanto um agricultor estava plantando mudas na região da Anatólia Oriental, na Turquia.
De acordo com o Arkeonews, o agricultor Mehmet Emin Sualp, enquanto plantava mudas em seu campo, há cerca de um ano, no povoado de Salkaya, a 14 quilômetros do centro da cidade de Elazig, notou por acaso uma estrutura com um padrão de mosaico. O proprietário do campo relatou a situação ao Museu de Elazig por pensar que se tratava de algum tipo de relíquia arqueológica, e para sua surpresa, após pesquisas realizadas na área, foram identificados os mosaicos do piso de um edifício histórico, que se acredita pertencer ao período romano ou bizantino inicial.
Após o início das escavações de resgate do artefato sob a coordenação do Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia e da Diretoria do Museu de Elazig, os arqueólogos localizaram um piso de 84 metros quadrados.
O mosaico de piso, que está inteiro e retrata figuras de animais como leão, cabra montesa, pato, cão galgo, veado, faisão, porco, urso, ganso, leopardo da Anatólia, pássaro, árvore e espécies de plantas, é considerado o primeiro de seu tamanho e tipo na Turquia. Além disso, uma igreja e uma adega também foram desenterradas na região.
© Foto / X /@QuintusFrl / Captura de telaEm Elazig, na Turquia, a descoberta acidental de um mosaico por um agricultor, que remonta ao período romano ou ao bizantino inicial, revelou representações de animais como leopardos, lobos e veados da Anatólia
Em Elazig, na Turquia, a descoberta acidental de um mosaico por um agricultor, que remonta ao período romano ou ao bizantino inicial, revelou representações de animais como leopardos, lobos e veados da Anatólia
© Foto / X /@QuintusFrl / Captura de tela
O governador de Elazig, Numan Hatipoglu, que inspecionou a área, chamou a atenção para o tamanho da descoberta.
"Está inteiro e é um artefato enorme. Como resultado de nossas pesquisas na região, se surgirem outras áreas onde precisamos realizar trabalhos de escavação, também trabalharemos nelas. Como resultado de nossos estudos, se houver artefatos históricos adequados para exibição e exposição na região, desenvolveremos uma estratégia diferente para este lugar. Se não, prepararemos este artefato histórico para exibição no Centro Elazig", disse o governador agradecendo pela colaboração do proprietário.
Se novas descobertas forem feitas no local, é possível que o povoado de Salkaya se torne um sítio arqueológico importante para estudo do período romano tardio na região.