DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Partes subterrâneas de aquedutos de 2.000 anos são descobertas na Turquia (FOTO)

© Foto / gigagilRuínas arqueológicas (imagem de referência)
Ruínas arqueológicas (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2024
Nos siga no
Na Turquia, arqueólogos revelaram as partes subterrâneas de um aqueduto de cerca de 4 quilômetros de comprimento do período Romano Tardio que explica o esplendor e o modo de vida da sociedade romana no local.
A cidade antiga de Tyana, que fica sob uma grande parte de Kemerhisar, é um assentamento importante que foi a capital do Reino da Capadócia Meridional no período Romano Tardio.
Durante o período, a cidade foi fortemente construída e se tornou um grande assentamento com palácios, templos, aquedutos e outros assentamentos. Também foi um importante centro de influência religiosa durante os períodos pagão e cristão romano.
De acordo com o Arkeonews, o chefe da equipe de escavação e membro do corpo docente do Departamento de Arqueologia da Universidade de Aksaray, professor Osman Doganay, falou sobre a escavação e afirmou que a cidade antiga de Tyana pode ser considerada o Éfeso da Anatólia Central.

"É a primeira cidade antiga que se abre para a Anatólia Central depois do Passo Gulek, tornando-a um local importante. Devido a esta localização, ela tem sido continuamente habitada por pelo menos 5.000 anos. O atual município de Kemerhisar é construído sobre esta cidade antiga. Começamos as escavações arqueológicas aqui em 2016", disse ele.

© Foto / Direção Provincial de Cultura e Turismo de Nigde / Ministério da Cultura e TurismoEm Kemerhisar, um bairro de Bor em Nigde, escavações arqueológicas revelam as partes subterrâneas de aquedutos de aproximadamente 2.000 anos
Em Kemerhisar, um bairro de Bor em Nigde, escavações arqueológicas revelam as partes subterrâneas de aquedutos de aproximadamente 2.000 anos - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2024
Em Kemerhisar, um bairro de Bor em Nigde, escavações arqueológicas revelam as partes subterrâneas de aquedutos de aproximadamente 2.000 anos
Ainda segundo o arqueólogo, as partes subterrâneas dos aquedutos, que têm aproximadamente de 3 a 4 quilômetros de comprimento e 10 a 11 metros de altura, serão trazidas de volta ao seu esplendor original — após a retirada dos detritos e sedimentos de aproximadamente 3,5 metros, e estarão abertas à visitação.
Doganay afirmou que os aquedutos da cidade antiga de Tyana — responsáveis por transportar água de nascente até a antiga piscina romana localizada na cidade de Bahçeli para Tyana — têm um corredor de caminhada de 1.500 metros de comprimento.

"Escavações revelaram uma densa camada de inundação na cidade. Há uma camada de inundação de aproximadamente 3,5 a 4 metros de espessura aqui. Os aquedutos tinham originalmente 10-11 metros de altura, e sua grande fachada era visível quando construída pela primeira vez. Além disso, adjacentes aos aquedutos estão as paredes da era helenística que foram construídas anteriormente. Mas quando a enchente veio, ela enterrou cerca de 4 metros do local", afirmou Doganay.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала