Militares da Rússia e China têm entendimento comum sobre situação no mundo, diz MD russo
06:29 15.10.2024 (atualizado: 06:48 15.10.2024)
© Sputnik / Vadim SavitskyO ministro da Defesa da Rússia, Andrei Belousov, à direita, e o ministro da Defesa da China, almirante Dong Jun, na cerimônia de recepção junto à sede do Conselho Militar Central da China, em Pequim.
© Sputnik / Vadim Savitsky
Nos siga no
Os departamentos militares da Rússia e da China têm pontos de vista comuns quanto aos processos globais, disse o ministro da Defesa da Rússia, Andrei Belousov, em uma reunião com Zhang Youxia, vice-presidente do Conselho Militar Central da China.
Belousov chegou a Pequim no dia anterior (14) em uma visita oficial. No primeiro dia, ele depositou uma coroa de flores no Monumento aos Heróis do Povo, na praça Tiananmen, e teve uma conversa com o ministro da Defesa chinês Dong Jun.
"Ontem, tivemos conversas muito informativas com o ministro da Defesa da República Popular da China, e percebemos que temos pontos de vista comuns, uma avaliação comum da situação e um entendimento comum do que precisamos fazer juntos", disse Belousov hoje (15).
Ele observou que, graças aos esforços dos líderes dos dois países, Vladimir Putin e Xi Jinping, a Rússia e a China construíram uma parceria estratégica que se deve "fortalecer e desenvolver".
O ministro disse esperar que o dia de hoje em Pequim resulte em um trabalho frutífero e decisões significativas e importantes.
Belousov também lembrou que este ano a Rússia e a China comemoram o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas e, no próximo ano, o 80º aniversário da vitória conjunta na Segunda Guerra Mundial.
"Temos uma história conjunta, um longo caminho conjunto. Olhamos para o futuro com confiança", concluiu o ministro da Defesa da Rússia.
Youxia, por sua vez, ressaltou que a China e a Rússia precisam continuar a aprofundar a cooperação entre as Forças Armadas dos dois países.
© Sputnik / Vadim SavitskyO ministro da Defesa da Rússia, Andrei Belousov, quinto à esquerda, durante as negociações com líderes militares e políticos chineses em Pequim, entre os quais o ministro da Defesa da China, almirante Dong Jun (quinto à direita).
O ministro da Defesa da Rússia, Andrei Belousov, quinto à esquerda, durante as negociações com líderes militares e políticos chineses em Pequim, entre os quais o ministro da Defesa da China, almirante Dong Jun (quinto à direita).
© Sputnik / Vadim Savitsky
De acordo com ele, a China está dando atenção especial à visita oficial do ministro da Defesa russo.
"Esta é sua primeira visita à China após sua nomeação como ministro da Defesa, e estamos organizando tudo e dando atenção especial a ela", disse Zhang Yuxia.
Ele também observou que os ministros da Defesa da Rússia e da China mantiveram conversas muito francas em Pequim no dia anterior (14) e chegaram a uma opinião comum sobre muitas questões.