- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

África do Sul pede a Taiwan que, de fato, transfira sua embaixada de Pretória

© AP Photo / Andrew HarnikA Ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandor, fala aos meios de comunicação em Pretória, África do Sul, em 8 de agosto de 2022
A Ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandor, fala aos meios de comunicação em Pretória, África do Sul, em 8 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2024
Nos siga no
O governo sul-africano disse nesta sexta-feira (18) que pediu a Taiwan que transferisse sua embaixada de fato para fora da capital Pretória. Do outro lado, Taipé acusou a África do Sul de "ceder à pressão da China".
O Escritório de Ligação de Taipé em Pretória será renomeado como Escritório Comercial e transferido para a capital comercial, Joanesburgo, disse o Departamento de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, citado pela Reuters.
O governo sul-coreano rejeitou essa caracterização e disse que a medida era uma prática diplomática padrão, já que cortou laços políticos e diplomáticos com Taiwan em 1997.

"A mudança do que será renomeado como Escritórios Comerciais em Taipé e em Joanesburgo [...] será um verdadeiro reflexo da natureza apolítica e não diplomática do relacionamento entre a República da África do Sul e Taiwan", disse em um comunicado, acrescentando que havia dado ao escritório seis meses para se mudar.

O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan disse que o fortalecimento das relações entre Pretória e Pequim estava representando um desafio para seu próprio relacionamento amigável com a África do Sul.
A China acolheu a iniciativa com satisfação: "Agradecemos a decisão correta da África do Sul de transferir o Escritório de Ligação de Taipé para fora de Pretória, a capital administrativa", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, nesta sexta-feira (18).
Pequim vê Taiwan como uma província renegada que pertence por direito à China no âmbito da política de Uma Só China. A ilha autogovernada não declarou formalmente sua independência, mas afirma já ser, mantendo laços próximos a países ocidentais, principalmente os Estados Unidos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала