Lavrov não vê sinais de retorno às negociações de igualdade com Washington após a eleição dos EUA
20:37 20.10.2024 (atualizado: 21:23 20.10.2024)
© Sputnik / Sergei GuneevO ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, fala aos estudantes do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou
© Sputnik / Sergei Guneev
Nos siga no
A Rússia está monitorando a campanha eleitoral nos EUA e não vê nenhum sinal de que Moscou e Washington retornarão às negociações em pé de igualdade após as eleições, disse o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.
"Estamos prontos para trabalhar com qualquer administração que o povo americano finalmente escolher, mas somente se tal conversa for mutuamente respeitosa e igualitária e for baseada em ouvir e escutar uns aos outros. Estamos monitorando a campanha eleitoral nos EUA e no momento não vemos nenhum sinal de que retornaremos a tal conversa", afirmou o chanceler russo em uma entrevista ao portal russo AiF.
O ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano Donald Trump e seu candidato a vice-presidente estão falando sobre a necessidade de retomar o diálogo para resolver "um problema em 24 horas, outro em 72", disse Lavrov.
"Só entenderemos sobre o que falaremos quando a nova administração assumir oficialmente suas funções e formular sua posição. Repito que nunca abandonamos o diálogo e não fomos nós que o interrompemos. É importante que a Embaixada da Rússia nos Estados Unidos continue operando. Os americanos estão criando dificuldades para o funcionamento de nossa missão diplomática em Washington, e somos forçados a retribuir. O diálogo é a essência da diplomacia. Estamos prontos para isso em condições que correspondam ao propósito da diplomacia", enfatizou o ministro.