Navios da Marinha dos EUA e do Canadá passam pelo estreito de Taiwan, diz MD taiwanês (FOTOS, VÍDEO)
06:55 21.10.2024 (atualizado: 09:24 21.10.2024)
© AP Photo / Guarda Costeira dos EUA / HandoutUSS Kidd, destróier de mísseis guiados da classe Arleigh Burke, e Munro, navio da Guarda Costeira dos EUA, transitam pelo estreito de Taiwan em 27 de agosto de 2021
© AP Photo / Guarda Costeira dos EUA / Handout
Nos siga no
Navios da Marinha dos EUA e do Canadá passaram pelo estreito de Taiwan no domingo (20), disse o Ministério da Defesa de Taiwan nesta segunda-feira (21).
"Um navio da Marinha dos Estados Unidos e um do Canadá navegaram pelo estreito de Taiwan do sul para o norte ontem", escreveu o ministério no X.
As Forças Armadas de Taiwan mantiveram controle total sobre a área marítima e o espaço aéreo relevantes durante a passagem dos navios, e a situação estava sob controle, acrescentou o ministério.
US Navy destroyer USS HIGGINS and Royal Canadian Navy frigate HMCS VANCOUVER transited the Taiwan Strait on Sunday.
— Taiwan Defense News Tracker 🇹🇼 (@TaiwansDefense) October 20, 2024
(United Daily News) pic.twitter.com/S902gksy29
O destróier USS Higgins da Marinha dos EUA e a fragata HMCS Vancouver da Marinha Real Canadense passaram pelo estreito de Taiwan no domingo
Entretanto, o Exército de Libertação Popular (ELP) chinês enviou forças aéreas e navais para seguir e monitorar o trânsito do destróier americano USS Higgins e da fragata canadense HMCS Vancouver no domingo, disse o Comando do Teatro Oriental em um comunicado nesta segunda-feira.
As tensões estão aumentando no estreito de Taiwan depois que a China ordenou na semana passada seus segundos grandes exercícios militares — enviou um número recorde de aviões de guerra e, pela primeira vez, usou sua Guarda Costeira para patrulhar a ilha — desde que o novo líder da administração taiwanês Lai Ching-te assumiu o cargo em maio. Isso ocorre após o discurso de Lai no início deste mês, onde ele disse que nenhum lado do estreito é subordinado ao outro.
U.S. and Canadian warships have passed through the Taiwan Strait, with the U.S. 7th fleet saying the move aims to uphold freedom of navigation in the area. pic.twitter.com/wFWca7sAfO
— TaiwanPlus News (@taiwanplusnews) October 21, 2024
Navios de guerra dos EUA e do Canadá passaram pelo estreito de Taiwan, com a 7ª Frota dos EUA dizendo que a medida visa manter a liberdade de navegação na área
A situação em torno de Taiwan se tornou significativamente mais tensa desde que Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, visitou a ilha no início de agosto de 2022. A China, que considera a ilha uma de suas províncias, condenou a visita de Pelosi, vendo-a como apoio dos EUA ao independentismo taiwanês, e realizou exercícios militares em larga escala.
As relações formais entre o governo central da China e sua província insular foram rompidas em 1949, depois que as forças do Kuomintang de Chiang Kai-shek, derrotadas em uma guerra civil com o Partido Comunista da China, se mudaram para Taiwan. Os negócios e os contatos informais entre a ilha e a China continental foram retomados no final dos anos 1980. Desde o início dos anos 1990, os dois lados têm mantido contato por meio de organizações não governamentais — a Association for Relations Across the Taiwan Straits, sediada em Pequim, e a Straits Exchange Foundation, sediada em Taipé.