- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Economia do Líbano poderá cair 9,2% se os ataques israelenses não pararem

© AP Photo / Mohammed ZaatariHomem mostra fotos de seus parentes no local de um ataque aéreo israelense em Saksakiyeh, no sul do Líbano, em 26 de setembro de 2024
Homem mostra fotos de seus parentes no local de um ataque aéreo israelense em Saksakiyeh, no sul do Líbano, em 26 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2024
Nos siga no
A escalada das hostilidades no Líbano gera um impacto profundo na vida da população, mas também influencia na economia do país, o que conta significativamente, alertou o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Um relatório publicado pelo PNUD nesta quarta-feira (23) alerta que a economia libanesa poderá sofrer contração de até 9,2% se as hostilidades continuarem até o fim do ano.
"O risco desta queda vertiginosa do produto interno bruto (PIB) soma-se à contração de 28% registrada entre 2018 e 2022 e anularia os avanços na estabilidade econômica alcançados em 2002", alerta a análise feita pelo PNUD.
A avaliação do PNUD ressalta que o conflito tem profundas implicações econômicas a curto prazo, incluindo um encolhimento significativo em setores-chave como turismo, agricultura, indústria transformadora, comércio e outros serviços.
Ativistas palestinos gritam slogans enquanto seguram cartazes com fotos do falecido líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e bandeiras do Hezbollah, Líbano e Palestina durante um protesto para marcar o aniversário de um ano da guerra entre Israel e Hamas, na cidade de Ramallah. Cisjordânia, 7 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2024
Panorama internacional
Execução de líderes do Hamas e Hezbollah por Israel eleva a popularidade dos grupos, notam analistas
O programa da Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que, mesmo que as hostilidades cessem no final de 2024, a economia poderá encolher em cerca de 2,3% em 2025 e 2,4% em 2026, devido à desaceleração da atividade econômica esperada, à recuperação lenta prevista nos esforços para a reconstrução e perdas de capital significativas em todos os setores.

"O povo do Líbano enfrenta não só a ameaça imediata à vida, mas também o aumento da pobreza, a crescente instabilidade social e a agitação civil. As repercussões do conflito na economia do Líbano e no desenvolvimento a longo prazo podem ser muito graves. O que é mais necessário agora é um cessar-fogo", disse o administrador do PNUD, Achim Steiner, em comunicado.

O estudo adverte ainda que, devido ao contexto geopolítico, o atual cenário de conflito entre o Hezbollah e Israel pode ser mais prejudicial ao Líbano do que a escalada envolvendo os dois países em 2006, que causou queda do PIB entre 8% e 10%.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала