- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Governo da Bolívia acusa ex-presidente Evo Morales de forjar atentado contra si

© AP Photo / Juan KaritaO então presidente da Bolívia, Evo Morales, segura recipientes com carbonato de lítio e potássio produzidos na planta-piloto de lítio de Río Grande, durante visita a instalações no Salar de Uyuni, onde se encontram as maiores reservas de lítio do mundo. Bolívia, 29 de outubro de 2009 (foto de arquivo)
O então presidente da Bolívia, Evo Morales, segura recipientes com carbonato de lítio e potássio produzidos na planta-piloto de lítio de Río Grande, durante visita a instalações no Salar de Uyuni, onde se encontram as maiores reservas de lítio do mundo. Bolívia, 29 de outubro de 2009 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2024
Nos siga no
O governo boliviano acusou nesta segunda-feira (28) o ex-presidente Evo Morales de furar um posto de controle no domingo (27), na região de Villa Tunari, no departamento de Cochabamba, e disparar contra policiais, após denunciar um atentado contra sua vida.

"Foi o senhor Evo Morales e as pessoas que estavam no automóvel que dispararam contra a polícia", denunciou o ministro de Governo, Eduardo Del Castillo, em conferência de imprensa.

Morales postou um vídeo no Facebook (plataforma proibida na Rússia por extremismo) feito de dentro de um carro em movimento com pelo menos dois buracos de bala no para-brisa. O boliviano é visto no banco do passageiro da frente, e o motorista parece ferido.
Em entrevista à rádio boliviana Kawsachun Coca, ele afirmou que foi seguido por outros dois veículos, onde estavam os autores do ataque, que dispararam 14 vezes contra seu carro. Ele culpou o atual governo pelo episódio.
Logo depois, o presidente da Bolívia, Luis Arce, anunciou a abertura de uma investigação para apurar o ataque contra Morales.
O ex-presidente boliviano Evo Morales em coletiva de imprensa em Buenos Aires, Argentina, após as eleições gerais em seu país natal, 19 de outubro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2024
Panorama internacional
Evo Morales diz ter sofrido atentado ao ter o carro atingido por pelo menos 14 tiros (VÍDEO)
Morales e Arce estão em uma disputa política que rachou a esquerda na Bolívia. Ambos tentam ser o candidato do partido Movimento ao Socialismo (MAS) nas eleições de 2025.
Nas últimas semanas, bloqueios de estradas, principalmente no departamento de Cochabamba, têm ocorrido em apoio ao ex-presidente (2006–2019), cuja detenção foi ordenada pelo Ministério Público, por suposto abuso sexual de uma menor de idade quando ainda era presidente.
Morales rejeita a acusação, dizendo ser "mais uma mentira" orquestrada pelo governo de Arce para tirá-lo da disputa presidencial, já que o caso foi encerrado em 2020.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала