- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Na Alemanha, Volkswagen está perto de fechar 3 fábricas e demitir em massa pela 1ª vez em 87 anos

© AP Photo / Julian StratenschulteFuncionários em um evento informativo organizado pelo Conselho Geral de Trabalhadores da Volkswagen AG na principal fábrica da VW em Wolfsburg, em 28 de outubro de 2024
Funcionários em um evento informativo organizado pelo Conselho Geral de Trabalhadores da Volkswagen AG na principal fábrica da VW em Wolfsburg, em 28 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2024
Nos siga no
A Volkswagen planeja fechar pelo menos três fábricas na Alemanha, reduzir dezenas de milhares de empregos e cortar salários em 10%, disse o principal representante dos funcionários da empresa nesta segunda-feira (28).
Se de fato acontecer, a reestruturação marca o primeiro fechamento de fábricas domésticas nos 87 anos de história da companhia, e a prepararia para uma batalha com sindicatos poderosos na Alemanha, onde a Volkswagen tem 300 mil funcionários, relata o Financial Times.
De acordo com a mídia, há dez fábricas que fazem parte da marca principal da Volkswagen e que poderiam ser fechadas. Segundo Thomas Schafer, CEO da marca, os custos aumentaram muito, em diversos setores, e "o cálculo não pode continuar a longo prazo".

"Não estamos ganhando dinheiro suficiente com nossos carros atualmente. Ao mesmo tempo, nossos custos com energia, materiais e pessoal continuaram a aumentar. Esse cálculo não pode funcionar a longo prazo. Então temos que chegar à raiz do problema: não somos produtivos o suficiente em nossos sites alemães, e nossos custos de fábrica estão atualmente 25–50% mais altos do que planejamos. Isso significa que as plantas alemãs individuais são duas vezes mais caras do que a concorrência", afirmou Schafer, citado pela Reuters.

Um porta-voz do governo alemão disse que "é bem sabido que a Volkswagen está em uma situação difícil. […] a posição do chanceler [Olaf Scholz] sobre isso é clara, a saber, que possíveis decisões de gestão erradas do passado não devem ser às custas dos funcionários. Agora é uma questão de preservar e garantir empregos", afirmou a autoridade citada pela mídia, mas não identificada.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, espera antes de uma reunião do presidente russo, Vladimir Putin, com o ministro da Defesa e presidente eleito da Indonésia, Prabowo Subianto, no Kremlin, em Moscou. Rússia, 31 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2024
Panorama internacional
'É vergonhoso como a Alemanha aceitou em silêncio os EUA privarem sua prosperidade', diz Lavrov
A Volkswagen sinalizou, pela primeira vez, em setembro que estava considerando fechar fábricas na Alemanha, mas analistas permaneceram céticos devido à forte oposição de políticos e do conselho de trabalhadores.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала