- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Rússia nunca se recusou a trocar prisioneiros de guerra com Kiev, diz chancelaria

© SputnikMilitares russos sentam-se dentro de um ônibus após sua libertação em uma recente troca de prisioneiros durante a operação militar da Rússia na Ucrânia, em local desconhecido na Rússia, 24 de novemebro de 2022
Militares russos sentam-se dentro de um ônibus após sua libertação em uma recente troca de prisioneiros durante a operação militar da Rússia na Ucrânia, em local desconhecido na Rússia, 24 de novemebro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2024
Nos siga no
Moscou não se recusa ao diálogo sobre as trocas de prisioneiros de guerra com Kiev e não tenta se aproveitar politicamente delas, disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
Segundo ela, os órgãos e representantes relevantes designados para esse assunto cumprem suas tarefas definidas pela liderança do país.
Porém, são os representantes ucranianos que estão minando agora o processo de troca.

"Eles se concentram exclusivamente na troca de militantes, ou seja, de batalhões nacionalistas. Eles estão interessados nessas unidades e nesses militares, representantes de batalhões que caracterizamos como extremistas, terroristas e nacionalistas", revelou Zakharova.

Soldado ucraniano ajuda colega ferido na estrada - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2024
Operação militar especial russa
Drone ucraniano lança 2 granadas em militares que estavam se rendendo às tropas russas
De acordo com ela, o regime de Kiev está se concentrando e fazendo de tudo para se afastar do trabalho concreto real, que traz resultados, em direção a intermináveis atuações políticas e políticas internacionais.

"Este ano, o Ministério da Defesa russo entregou [...] uma proposta para transferir 935 prisioneiros de guerra ucranianos para o lado ucraniano como parte das trocas", disse a diplomata. "Quantas pessoas desse número você acha que o regime de Kiev recebeu, devo enfatizar, de seus próprios cidadãos? Apenas 279".

Enquanto os 700 outros ex-militares ucranianos poderiam ter voltado para casa, destacou ela, as autoridades ucranianas "continuam viajando" por todo o mundo para convocar e negociar com a comunidade internacional para obter esforços de mediação.
Um prisioneiro de guerra ucraniano capturado durante a operação militar especial russa na Ucrânia, na região russa de Zaporozhie - Sputnik Brasil, 1920, 30.10.2024
Operação militar especial russa
Exército ucraniano ameaça conduzir experimentos médicos em militar russo e pede fiança
A representante oficial da chancelaria chamou essas ações de "turismo político sobre o sangue de seus próprios cidadãos, de seus próprios militares".
Zakharova também informou que a Rússia e a Ucrânia realizaram mais de 45 intercâmbios desde 2022, com o retorno de 3.000 pessoas a cada país.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала