- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia tem sido historicamente 'atacada' pelo Ocidente, afirma Maduro

© AP Photo / Ariana CubillosO presidente venezuelano, Nicolás Maduro, durante coletiva de imprensa no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, Venezuela, 30 de novembro de 2022
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, durante coletiva de imprensa no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, Venezuela, 30 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.11.2024
Nos siga no
Na última terça-feira (5), o presidente venezuelano Nicolás Maduro acusou o Ocidente de atacar a Rússia e os outros países que compõem o BRICS por representarem um bloco de força no mundo contra a hegemonia dos EUA.

"A Rússia tão subestimada e tão atacada, antes por Napoleão, hoje novamente pelo nazifascismo. [...] As elites do Ocidente reagem contra esse bloco de força e contra os países mais poderosos do bloco de força", disse Maduro durante o encerramento do Fórum Parlamentar Mundial contra o Fascismo, o Neofascismo e Expressões Similares, realizado em Caracas.

Neste sentido, o presidente garantiu que o BRICS (originalmente compostos por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) representa uma alternativa para o desenvolvimento das diversas áreas dos países emergentes.

"É a primeira vez em 100 anos que surge um novo bloco de poder pluricêntrico, pluripolar, multicêntrico, com poder econômico, científico, tecnológico, cultural e educacional que representa uma alternativa diferente na humanidade e que vê no horizonte uma mudança definitiva nas relações de poder", disse ele.

Da mesma forma, Maduro afirmou mais uma vez que a Venezuela não pode ser banida do referido grupo emergente.
O presidente venezuelano Nicolás Maduro - Sputnik Brasil, 1920, 05.11.2024
Panorama internacional
Maduro descreve autorização para entrada de tropas dos EUA no Peru como 'uma vergonha'
No dia 24 de outubro, o Brasil vetou a entrada de Caracas no BRICS, durante a XVI cúpula da aliança realizada na cidade russa de Kazan, alegando quebra de confiança no cumprimento do Acordo de Barbados por parte de Caracas.
O governo venezuelano, por sua vez, qualificou a decisão de Brasília como uma "agressão" e um "gesto hostil" por parte da diplomacia brasileira.

Cuba e Bolívia aderiram formalmente como parceiros do BRICS juntamente com Argélia, Belarus, Indonésia, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Turquia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.

No início deste ano, a Arábia Saudita, o Egito, os Emirados Árabes Unidos, a Etiópia e o Irã foram incluídos como membros plenos.

A 16ª Cúpula do BRICS foi realizada de 22 a 24 de outubro em Kazan.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала