Confronto maior à vista? Analista revela por que Trump quer acabar com o conflito na Ucrânia
03:36 08.11.2024 (atualizado: 06:25 08.11.2024)
© AP Photo / J. Scott ApplewhiteAs bandeiras da Ucrânia, dos Estados Unidos e do Distrito de Columbia tremulam juntas na avenida Pensilvânia, perto do Capitólio, em 5 de março de 2022
© AP Photo / J. Scott Applewhite
Nos siga no
O vencedor da eleição presidencial dos EUA, Donald Trump, quer acabar com o conflito na Ucrânia para iniciar um confronto maior com a China, escreveu na rede social X Brian Berletic, analista de geopolítica e ex-fuzileiro naval dos EUA.
"A única razão pela qual Trump/Vance estão falando sobre se retirar da Ucrânia é porque os EUA estão perdendo lá e [eles] necessitam todos os recursos disponíveis para iniciar um conflito muito maior com a China", opina o ex-fuzileiro naval.
Segundo ele, na política externa dos EUA, a prioridade geopolítica mudará para a Ásia.
"A única coisa que realmente vai mudar são as mentiras que são contadas aos cidadãos americanos para convencê-los da necessidade de guerra e justificar os apoiadores de Trump", acrescentou o especialista.
Ontem (7), o The Wall Street Journal informou, citando fontes, que o círculo próximo de Trump sugeriu congelar o conflito na Ucrânia, criar uma zona desmilitarizada ao longo da linha de frente e fazer novos fornecimentos de armas em troca da promessa de Kiev de não se juntar à OTAN temporariamente.