Israel e Hezbollah estão realmente próximos de um cessar-fogo?
13:05 19.11.2024 (atualizado: 13:33 19.11.2024)
© AP Photo / Sam McNeilSoldados israelenses são vistos durante uma operação terrestre no sul do Líbano, perto da fronteira com Israel, 13 de outubro de 2024
© AP Photo / Sam McNeil
Nos siga no
O Líbano e o Hezbollah concordaram com uma proposta dos EUA para um cessar-fogo com Israel com alguns comentários sobre o conteúdo, disse o presidente assistente do Parlamento libanês, Ali Hasan Khalil, à mídia. Ele observou que essas etapas podem ser consideradas "o esforço mais sério para interromper as hostilidades".
O que se sabe sobre o cessar-fogo discutido?
O enviado da Casa Branca, Amos Hochstein, chegou a Beirute. Ele já discutiu a oferta com o presidente do Parlamento, Nabih Berri, e está atualmente se reunindo com o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati.
Por sua vez, Mikati confirmou na TV local na segunda-feira (18) que a resposta do Líbano a uma proposta de cessar-fogo foi positiva, mas não revelou nenhum detalhe.
Também é esperado que, após visitar o Líbano, Hochstein visite Israel sobre o mesmo acordo. Esta informação foi confirmada por fontes governamentais da mídia israelense. Mas não houve nenhum comentário oficial do lado israelense.
O presidente assistente do Parlamento libanês, Ali Hasan Khalil, destacou que a posição de Beirute estaria em linha com a Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU (CSNU). Foram os termos para o fim das hostilidades entre Israel e Líbano em 2006.
Enquanto isso, nas últimas 24 horas, os ataques mútuos entre as Forças de Defesa de Israel (FDI) e o Hezbollah se intensificaram. Ontem à noite, cinco pessoas ficaram feridas depois que o Hezbollah bombardeou os subúrbios de Tel Aviv. As FDI, por sua vez, continuam tentando uma ofensiva na zona de fronteira e realizando bombardeios pesados em várias cidades libanesas, incluindo Beirute.