- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Quem é Matthew Whitaker, escolha de Trump para embaixador na OTAN?

© AP Photo / Andrew HarnikO procurador-geral interino Matthew Whitaker é empossado perante o Comitê Judiciário da Câmara, no Capitólio, 8 de fevereiro de 2019, em Washington
O procurador-geral interino Matthew Whitaker é empossado perante o Comitê Judiciário da Câmara, no Capitólio, 8 de fevereiro de 2019, em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 20.11.2024
Nos siga no
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, escolheu Matthew Whitaker como seu futuro embaixador na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Vários meios de comunicação norte-americanos, no entanto, apontaram a peculiaridade aparente dessa nomeação dada a falta de experiência de Whitaker em política externa.
"Matt fortalecerá as relações com nossos aliados da OTAN e permanecerá firme diante das ameaças à paz e à estabilidade", declarou Trump.
Ex-procurador dos EUA para o Distrito Sul do estado de Iowa, Whitaker serviu brevemente como procurador-geral interino dos Estados Unidos entre novembro de 2018, com a demissão de Jeff Sessions, e fevereiro de 2019, quando William Bar assumiu o cargo
Boris Epshteyn, assistente especial do presidente Donald Trump, entra na ala oeste da Casa Branca em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2024
Panorama internacional
Quem é Boris Epshteyn, advogado de Trump supostamente cogitado como negociador da paz na Ucrânia?
Whitaker teceu críticas abertas a Jack Smith, procurador especial que investigou Donald Trump, argumentando que esta foi uma tentativa de interferir na eleição presidencial de 2024.
Durante a primeira presidência de Trump, Whitaker também expressou críticas à investigação do então presidente do FBI, Robert Mueller, sobre alegações de conluio entre o presidente e a Rússia. Isso, assim como suas críticas a Smith, lhe renderam a reputação de "leal" a Trump.
Enquanto presidente, Trump foi muito crítico dos seus aliados da OTAN em seu primeiro mandato, insistindo que os membros do bloco militar não estavam cumprindo seu papel ao não atingir a meta de gastos em defesa de 2% do PIB.
Donald Trump Jr., fala na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) nos EU, 26 de fevereiro de 2021, em Orlando, Flórida  - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2024
Panorama internacional
Filho de Trump acusa complexo militar-industrial de tentar desencadear 3ª Guerra Mundial
Trump chegou a ameaçar a abandonar a aliança, fazendo com que os membros da OTAN tenham que se defender sozinhos. A retórica não agradou seus aliados e ainda traz preocupações aos membros hoje em dia, muito devido a seus recentes esforços para antagonizar a Rússia.
Ao anunciar o nome de Whitaker para embaixador na aliança, Trump expressou total confiança em sua capacidade de representar os EUA e fortalecer relacionamentos com outros membros da aliança. Trump chamou Whitaker de um guerreiro forte e patriota leal, que garantirá que os interesses dos Estados Unidos sejam promovidos e defendidos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала