https://noticiabrasil.net.br/20241123/adeus-boeing-e-airbus-a-industria-aeronautica-russa-sera-totalmente-domestica-37473740.html
Adeus, Boeing e Airbus: a indústria aeronáutica russa será totalmente doméstica
Adeus, Boeing e Airbus: a indústria aeronáutica russa será totalmente doméstica
Sputnik Brasil
A Rússia está dando o passo final para criar sua própria indústria aeronáutica, completamente independente da Boeing dos EUA e dos gigantes da indústria Airbus... 23.11.2024, Sputnik Brasil
2024-11-23T14:20-0300
2024-11-23T14:20-0300
2024-11-25T10:02-0300
panorama internacional
rússia
defesa
federação da rússia
frança
estados unidos
boeing
airbus
mc-21
sukhoi superjet 100
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/434/87/4348739_0:42:1024:618_1920x0_80_0_0_b847e7d2eb929cdf5314f5657b690b6b.jpg
Diante das sanções ocidentais, o governo russo adotou um programa abrangente para expandir a produção de aeronaves, motores e equipamentos domésticos para acelerar a substituição de importações.Aviões russosOs voos de estreia das aeronaves MC-21 e Sukhoi SJ-100 com motores domésticos estão planejados para 2025. Este evento marcante demonstrará a capacidade da Rússia não apenas de projetar e construir aviões modernos, mas também de eliminar a dependência de fornecedores ocidentais para componentes, disse o Ministro da Indústria e Comércio do país, Anton Alikhanov.O MC-21 é um avião de passageiros de médio curso de nova geração, de corredor único, desenvolvido pela Yakovlev Corporation, e sua produção está programada para 2025. A produção em série do MC-21 está em andamento, com os aviões aguardando a conclusão dos testes de certificação.As companhias aéreas podem esperar receber pelo menos dez dessas aeronaves em 2025. As instalações de produção estão prontas para produzir 36 aeronaves desse tipo anualmente em cerca de três anos, de acordo com especialistas russos.Motores nacionaisO motor turbofan PD-14 para a aeronave MC-21 está pronto, com voos de certificação programados para o final de março e início de abril de 2025.Os voos de certificação do jato regional de passageiros de curta distância SJ100 com o motor doméstico PD-8 também devem começar no ano que vem. Os testes em solo deste motor estão chegando ao fim.Atualmente em desenvolvimento está o motor turbofan de ultra-alto empuxo PD-35 para aviões de longo alcance e aeronaves de transporte militar.Sanções ocidentais aceleraram a produção nacionalAs sanções ocidentais aceleraram a mudança da Rússia para aeronaves produzidas domesticamente e catalisaram o desenvolvimento de materiais compostos inovadores.A fuselagem da versão atualizada do Sukhoi SJ-100 é completamente feita na Rússia, enquanto o MC-21 se tornou a primeira aeronave russa de longo curso com asas feitas de materiais compostos, de acordo com o vice-diretor geral e chefe do Complexo de Força do Instituto Aerohidrodinâmico Central (TsAGI) Mikhail Zichenkov."Acreditamos que as peças feitas de materiais nacionais não são de forma alguma inferiores aos análogos importados e, em alguns casos — por exemplo, se falarmos sobre a asa e a empenagem da aeronave — são superiores", disse Zichenkov."Quanto às vantagens do composto, talvez a mais importante delas seja a leveza das estruturas compostas, bem como a ausência de corrosão", explicou Zichenkov. "Se você pegar uma amostra de metal e composto da mesma espessura, o composto será cerca de 40%–50% mais leve. A redução do peso da aeronave tem sido um dos principais objetivos da aviação ao longo de sua história."Enquanto o SJ-100 de curta distância da Rússia está em operação desde 2011, espera-se que o MC-21 preencha o nicho de aviões de médio curso em 2026. Enquanto isso, os planos para produzir aviões de longo curso totalmente domésticos já estão em andamento.
https://noticiabrasil.net.br/20240819/em-reacao-as-sancoes-economicas-russia-pode-se-tornar-uma-potencia-na-producao-de-semicondutores-36113518.html
https://noticiabrasil.net.br/20240429/competencia-a-embraer-tem-de-sobra-empresa-brasileira-pode-aproveitar-vacuo-da-boeing-34329094.html
federação da rússia
frança
estados unidos
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2024
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/434/87/4348739_115:0:1024:682_1920x0_80_0_0_b3c462cbef9511a87921de7388bca4f8.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
rússia, defesa, federação da rússia, frança, estados unidos, boeing, airbus, mc-21, sukhoi superjet 100, aviação, aviação civil, aviação comercial
rússia, defesa, federação da rússia, frança, estados unidos, boeing, airbus, mc-21, sukhoi superjet 100, aviação, aviação civil, aviação comercial
Adeus, Boeing e Airbus: a indústria aeronáutica russa será totalmente doméstica
14:20 23.11.2024 (atualizado: 10:02 25.11.2024) A Rússia está dando o passo final para criar sua própria indústria aeronáutica, completamente independente da Boeing dos EUA e dos gigantes da indústria Airbus da França. Tudo graças aos aviões Yakovlev MC-21 e Sukhoi Superjet 100 (SJ-100) produzidos domesticamente pela Rússia de maneira integral.
Diante das sanções ocidentais, o governo russo adotou um programa abrangente para expandir a produção de aeronaves, motores e equipamentos domésticos para acelerar a substituição de importações.
Os voos de estreia das aeronaves MC-21 e Sukhoi SJ-100 com motores domésticos estão planejados para 2025. Este evento marcante demonstrará a capacidade da Rússia não apenas de projetar e construir aviões modernos, mas também de
eliminar a dependência de fornecedores ocidentais para componentes, disse o Ministro da Indústria e Comércio do país,
Anton Alikhanov.
O MC-21 é um avião de passageiros de médio curso de nova geração, de corredor único, desenvolvido pela Yakovlev Corporation, e sua produção está programada para 2025. A produção em série do MC-21 está em andamento, com os aviões aguardando a conclusão dos testes de certificação.
As companhias aéreas podem esperar receber pelo menos dez dessas aeronaves em 2025. As instalações de produção estão prontas para produzir 36 aeronaves desse tipo anualmente em cerca de três anos, de acordo com especialistas russos.
O motor turbofan PD-14 para a aeronave MC-21 está pronto, com voos de certificação programados para o final de março e início de abril de 2025.
Os voos de certificação do jato regional de passageiros de curta distância SJ100 com o motor doméstico PD-8 também devem começar no ano que vem. Os testes em solo deste motor estão chegando ao fim.
Atualmente em desenvolvimento está o motor turbofan de ultra-alto empuxo PD-35 para aviões de longo alcance e aeronaves de transporte militar.
Em meados da década de 2010, a maior parte da aviônica dos aviões russos era proveniente do exterior. Em 2022, em meio às sanções ocidentais, a União Europeia proibiu o fornecimento de aeronaves civis e peças de reposição para a Rússia e obrigou os locadores a rescindir contratos com as companhias aéreas russas. Os serviços de manutenção e seguro de aeronaves também foram proibidos, com a substituição total de importações se tornando um fator determinante na viabilidade das aeronaves russas.
Sanções ocidentais aceleraram a produção nacional
As sanções ocidentais aceleraram a mudança da Rússia para aeronaves produzidas domesticamente e catalisaram o
desenvolvimento de materiais compostos inovadores.
A fuselagem da versão atualizada do Sukhoi SJ-100
é completamente feita na Rússia, enquanto o MC-21 se tornou a primeira aeronave russa de longo curso com asas feitas de materiais compostos, de acordo com o vice-diretor geral e chefe do Complexo de Força do Instituto Aerohidrodinâmico Central (TsAGI)
Mikhail Zichenkov.
"Acreditamos que as peças feitas de materiais nacionais não são de forma alguma inferiores aos análogos importados e, em alguns casos — por exemplo, se falarmos sobre a asa e a empenagem da aeronave — são superiores", disse Zichenkov.
"Quanto às vantagens do composto, talvez a mais importante delas seja a leveza das estruturas compostas, bem como a ausência de corrosão", explicou Zichenkov. "Se você pegar uma amostra de metal e composto da mesma espessura, o composto será cerca de 40%–50% mais leve. A redução do peso da aeronave tem sido um dos principais objetivos da aviação ao longo de sua história."
Enquanto o SJ-100 de curta distância da Rússia está em operação desde 2011, espera-se que o MC-21 preencha o nicho de aviões de médio curso em 2026. Enquanto isso, os planos para produzir aviões de longo curso totalmente domésticos já estão em andamento.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).