- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA e Israel estão por trás da ofensiva dos militantes na Síria, acredita analista turco

© Foto / Departamento de Defesa dos EUA / ReproduçãoSoldado norte-americano em cima de um tanque M2 Bradley, em 2020, na Síria
Soldado norte-americano em cima de um tanque M2 Bradley, em 2020, na Síria - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2024
Nos siga no
O momento da ofensiva dos grupos terroristas em Aleppo e Idlib, no noroeste da Síria, não surge por acaso e atende aos planos dos EUA e de Israel, disse o dr. Ali Fuat Gokce, professor da Universidade de Gaziantep, em uma entrevista ao jornal turco Aydinlik.
Na manhã de quarta-feira (27), grupos pertencentes ao Tahrir al-Sham (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) violaram o acordo de desescalada e atacaram posições das Forças Armadas sírias nas províncias de Aleppo e Idlib, noroeste da Síria.
As forças sírias, junto com a Força Aérea russa instalada no país, responderam aos ataques causando baixas consideráveis aos terroristas.
No entanto, segundo o canal de TV Al-Mayadeen, os militantes conseguiram fazer um avanço e agora controlam supostamente cerca de 40% da maior cidade síria, Aleppo.
Em sua entrevista à mídia turca, Gokce nomeia o Tahrir al-Sham como forças que lutam por procuração dos Estados Unidos no Oriente Médio.
Bairro da cidade de Saraqeb, na província síria de Idlib, libertada pelo Exército sírio - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2024
Panorama internacional
Exército sírio lança contraofensiva em Aleppo e Idlib, libertando alguns povoados, diz mídia (VÍDEO)
Segundo ele, depois "da derrota de Israel no Líbano", Washington decidiu usar este grupo terrorista para cortar uma "rota essencial para o Hezbollah", movimento libanês com qual realmente lutou Israel e fez recentemente um acordo de cessar-fogo.

"No mesmo dia em que Israel foi derrotado na luta contra o Hezbollah e o cessar-fogo entrou em vigor, as formações do Tahrir al-Sham entraram em ação. Parece que o Tahrir al-Sham, controlado pelos EUA, está agindo em defesa de Israel", disse Gokce.

Ele disse que o objetivo dos EUA era capturar a região ao redor de Aleppo, pois alimentar conflitos inter-religiosos na área prejudicaria a retaguarda do Hezbollah.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала