- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Zelensky envia forte sinal de disponibilidade para desistir de territórios, diz mídia

© AP Photo / Czarek SokolowskiVladimir Zelensky participa de coletiva com o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, em Varsóvia. Polônia, 8 de julho de 2024
Vladimir Zelensky participa de coletiva com o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, em Varsóvia. Polônia, 8 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2024
Nos siga no
A sugestão do atual líder ucraniano Vladimir Zelensky de que está disposto a desistir dos territórios que já não estão sob o controle do Exército da Ucrânia é o mais conspícuo sinal feito pela parte ucraniana na questão das negociações de paz, segundo a Bloomberg.
No dia anterior (29), Zelensky disse em uma entrevista ao canal Sky News que poderia concordar com um cessar-fogo e abrir mão de alguns territórios em troca da adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Nessa entrevista, ele supôs que seu país poderia recuperar os territórios já perdidos por meios diplomáticos.

"[É] o sinal mais forte até agora de que o líder ucraniano está disposto a encerrar a guerra sem recuperar todo o território", diz o artigo.

Ao mesmo tempo, a Bloomberg ressalta que vários membros da OTAN têm se oposto a essa ideia porque, de acordo com o tratado, deveriam enviar suas tropas à Ucrânia para a proteger.
Vladimir Zelensky, da Ucrânia, deixa Downing Street, sede do governo britânico, após reunião com o primeiro-ministro Keir Starmer. Londres, 19 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2024
Panorama internacional
À beira da derrota, Zelensky sugere cessar-fogo com concessões territoriais temporárias à Rússia
Zelensky já tentou promover a adesão da Ucrânia à OTAN, o que, de fato, foi uma das razões da operação militar especial russa, em seu chamado "plano de paz" que ele apresentou ao presidente dos EUA Joe Biden há uns meses.
Porém, a mídia ocidental relatou que o plano teve uma recepção fria em círculos governantes e não levou a qualquer resultado significante para a Ucrânia.
A notícia chegou em um momento considerado por muitos especialistas como um dos piores para a Ucrânia de todo o período do conflito, já que há meses que as Forças Armadas ucranianas têm recuado constantemente, perdendo, às vezes, vários povoados em um dia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала