Mensagem de mais de 150 anos de arqueólogo norueguês ajuda a desvendar hábitos vikings (FOTO)
12:09 02.12.2024 (atualizado: 14:27 02.12.2024)
© Foto / Pixabay / AtlantiosGarrafa encontrada no mar (imagem referencial)
© Foto / Pixabay / Atlantios
Nos siga no
Uma mensagem encontrada em uma garrafa, colocada em segurança pelo arqueólogo norueguês Anders Lorange em 1874, ofereceu uma visão extraordinária sobre as práticas de sepultamento viking e os métodos arqueológicos do século XIX.
Graças à mensagem de Lorange — descoberta durante a escavação em andamento do túmulo do rei Audbjorn na Noruega, o local onde foi encontrado o maior navio viking do mundo — os arqueólogos da atualidade puderam comparar as práticas do passado com as do presente e responder a algumas questões em aberto sobre a cultura viking.
A garrafa continha duas moedas, um cartão de visita pertencente ao arqueólogo Lorange e uma nota escrita à mão pelo próprio arqueólogo, oferecendo detalhes fascinantes sobre a escavação conduzida há mais de um século.
Segundo o Daily Galaxy, a mensagem escrita em norueguês diz: "Este monte foi escavado no ano do Senhor em 1874. De Anders Lorange, Antiquário da Noruega. O monte é construído sobre homens caídos. Eles foram queimados em seu navio com suas armas e decorações. De Skjold (escudo) as protuberâncias eram 26 (de espadas), duas (de machado) e muitas flechas — além de muitas outras serras antigas. A descoberta é entregue ao Museu de Bergens."
© Foto / Universidade de BergenNota encontrada em uma garrafa deixada pelo arqueólogo Anders Lorange há 150 anos, na Noruega
Nota encontrada em uma garrafa deixada pelo arqueólogo Anders Lorange há 150 anos, na Noruega
© Foto / Universidade de Bergen
O arqueólogo Jacob Bredesen registrou o momento em que a mensagem foi encontrada, e após ter compartilhado o vídeo em uma conta nas redes sociais, gerou entusiasmo generalizado sobre seu conteúdo.
Parte de uma escavação mais ampla que visa garantir o status de Patrimônio Mundial da UNESCO para o local, esta descoberta adiciona elementos que corroboram com a necessidade de se estabelecer um programa para dar continuidade às escavações iniciadas por Lorange em 1874.