- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Promessas da UE e OTAN de tornar Ucrânia membro dos blocos parecem 'vazias', diz especialista chinês

© Foto / Domínio públicoBandeiras da OTAN e da Ucrânia (imagem referencial)
Bandeiras da OTAN e da Ucrânia (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2024
Nos siga no
As promessas da União Europeia (UE) e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de admitir a Ucrânia como membro parecem relativamente "vazias", disse Cui Hongjian, professor da Academia de Governança Regional e Global da Universidade de Estudos Internacionais de Pequim.
Os ministros das Relações Exteriores da Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Itália e Polônia, bem como a chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, disseram em 12 de dezembro, após uma reunião em Berlim, que continuam a apoiar as aspirações da Ucrânia em direção à OTAN e à UE.
O especialista acha que essa foi uma tentativa óbvia dos países da UE de demonstrar coletivamente sua posição, mas é de ressaltar que os seis países não representam toda a UE ou a OTAN.

"Ainda não se sabe se a declaração desses seis países pode ser estendida a outros países europeus. Seja na UE ou na OTAN, suas promessas de admitir a Ucrânia como membro parecem relativamente vazias", sublinhou Cui falando na Televisão Central da China (CCTV).

Donald Trump discursa na reunião da conferência republicana da Câmara, em Washington DC. EUA, 13 de novembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2024
Panorama internacional
Trump está falando sério de querer estabelecer um cessar-fogo na Ucrânia no 1º dia, diz mídia
Além disso, a administração do presidente eleito dos EUA Donald Trump poderia muito bem corrigir sua política em relação à Ucrânia.
Enquanto isso, os países europeus não formaram uma posição unificada sobre a questão ucraniana e não expressaram uma opinião clara, por isso, indicou Cui, há uma grande incerteza sobre o desempenho da Europa em uma solução do conflito ucraniano.
Anteriormente, o presidente russo Vladimir Putin disse que a possível adesão da Ucrânia à OTAN é uma ameaça à segurança da Rússia.
Ele enfatizou que os riscos da adesão de Kiev à aliança foram um dos motivos para o início da operação militar especial na Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала