Trump está falando sério de querer estabelecer um cessar-fogo na Ucrânia no 1º dia, diz mídia
© AP Photo / Alex BrandonDonald Trump discursa na reunião da conferência republicana da Câmara, em Washington DC. EUA, 13 de novembro de 2024

© AP Photo / Alex Brandon
Nos siga no
A equipe do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tem trabalhado intensamente para negociar uma trégua entre a Ucrânia e a Rússia que poderia abrir caminho para as negociações de paz, informou a NBC na sexta-feira (13), citando pessoas familiarizadas com o assunto.
Trump tem repetidamente criticado o modo como a administração Biden lidou com o conflito e afirmou que isso nem teria acontecido se ele estivesse no comando da Casa Branca.
"Trump está realmente falando sério sobre querer chegar a um cessar-fogo no primeiro dia", disse uma fonte à NBC News.
De acordo com a mídia, a equipe de segurança nacional de Trump já realizou conversações com a Casa Branca e a liderança de Kiev. O vice-presidente eleito, J.D. Vance, e o enviado especial para a Ucrânia, Keith Kellogg, se encontraram com o chefe de gabinete de Vladimir Zelensky, Andrei Yermak, na semana passada.
Os conselheiros e candidatos ao gabinete presidencial de Trump "têm uma gama de pontos de vista" sobre a Ucrânia e ainda não apresentaram "um plano de paz conceitual ou específico" para Kiev, informou a NBC, citando ex-funcionários dos EUA em contato com os ucranianos e duas fontes em Kiev.