Avião de combate F/A-18 estadunidense é derrubado por 'fogo amigo' sobre mar Vermelho
© AP Photo / Victor R. CaivanoCaça F/A-18 Super Hornet decola do convés do porta-aviões de propulsão nuclear USS George Washington durante exercícios conjuntos na costa da Argentina, em 30 de maio de 2024
© AP Photo / Victor R. Caivano
Nos siga no
Um caça F/A-18 da Marinha dos EUA foi abatido por engano por "fogo amigo" sobre o mar Vermelho, informou a Associated Press, citando o Comando Central das Forças Armadas dos EUA.
O artigo observa que o caça F/A-18 foi abatido por engano ao decolar do convés do porta-aviões USS Harry S.Truman para atacar alvos houthi.
"O cruzador de mísseis guiados USS Gettysburg, que faz parte do grupo de ataque do porta-aviões USS Harry S. Truman, disparou por engano e atingiu o F/A-18", cita a agência o Comando Central.
© AP Photo / Victor R. CaivanoUm caça F/A-18 Super Hornet decola do convés do porta-aviões de propulsão nuclear USS George Washington durante exercícios conjuntos na costa da Argentina, 30 de maio de 2024.
Um caça F/A-18 Super Hornet decola do convés do porta-aviões de propulsão nuclear USS George Washington durante exercícios conjuntos na costa da Argentina, 30 de maio de 2024.
© AP Photo / Victor R. Caivano
Os dois pilotos se ejetaram e foram encontrados vivos, um deles com ferimentos leves.
As Forças Aéreas norte-americana e israelense realizaram no sábado à noite (21) e no início de domingo (22) três ataques aéreos contra posições militares do movimento xiita Ansar Allah (houthis) na capital do país, Sanaa, informou uma fonte do governo local à Sputnik.
© AP Photo / Fabrizio Bensch/PoolPorta-aviões USS Nimitz Harry S. Truman
Porta-aviões USS Nimitz Harry S. Truman
© AP Photo / Fabrizio Bensch/Pool
O Comando Central do Pentágono disse posteriormente que os alvos dos ataques dos EUA em Sanaa foram um depósito de mísseis e um centro de operações houthi.
As novas investidas ocorreram depois que os houthis reivindicaram a responsabilidade, na manhã de sábado (21), por um ataque noturno com foguete contra Tel Aviv, que feriu levemente 14 pessoas.