- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Adquirindo sistemas de mísseis Typhon dos EUA, Filipinas entregam sua defesa a outros, diz Pequim

© AP Photo / Aaron FavilaUm sistema de foguetes de artilharia de alta mobilidade M142 dos EUA (Himars) dispara um míssil durante exercício militar conjunto chamado Balikatan, na província de Zambales, norte das Filipinas, 26 de abril de 2023
Um sistema de foguetes de artilharia de alta mobilidade M142 dos EUA (Himars) dispara um míssil durante exercício militar conjunto chamado Balikatan, na província de Zambales, norte das Filipinas, 26 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2024
Nos siga no
As Filipinas estão entregando sua segurança e defesa a outros países, cooperando com os EUA na implantação de sistemas de mísseis americanos, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (26).
Na terça-feira (24), o chefe do Departamento de Defesa Nacional das Filipinas, Gilberto Teodoro, chamou a aquisição e a implantação dos sistemas de mísseis de alcance intermediário MRC Typhon em seu território completamente legítimas em resposta às críticas da China.

"Ao cooperar com a parte americana na questão da implantação de tais sistemas [MRC Typhon], as Filipinas estão basicamente entregando sua segurança e defesa para outros, trazendo os riscos de confrontação geopolítica e corrida armamentista para a região, o que representa uma ameaça real para a paz e segurança na região. Quais são os interesses de quem está realmente por trás dessas ações? Onde está aqui a diplomacia independente? Esse é um exemplo clássico de ações que prejudicam tanto os outros quanto a si mesmos", disse Mao Ning.

A porta-voz da chancelaria chinesa acrescentou que os sistemas de mísseis MRC Typhon, equipados com ogivas tanto convencionais como nucleares, não são armas defensivas, mas representam armas ofensivas estratégicas.
Marinheiros filipinos observam navio da Guarda Costeira chinesa nº 5203 tocando sua embarcação de abastecimento ao se aproximar do Segundo Thomas Shoal, conhecido localmente como Ayungin Shoal, em águas disputadas do mar do Sul da China, 22 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2024
Panorama internacional
Guarda Costeira da China acusa as Filipinas de abalroar 'deliberadamente' seu navio
Ela também observou que a China apela novamente às Filipinas para ouvir a voz da região, cumprir as promessas públicas feitas anteriormente e o mais rapidamente possível abandonar os sistemas de alcance intermediário e evitar novos erros.
"Nós advertimos o lado filipino: a China nunca será complacente sobre ameaças ou danos aos seus interesses de segurança. Se as Filipinas persistirem em seu curso, isso inevitavelmente levará com que eles se prejudiquem", disse ela.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала